Morbimortalidade por COVID-19 no contexto social da região de saúde Cariri, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13977Palavras-chave:
Coronavírus., Determinantes Sociais da Saúde., VulnerabilidadeResumo
Objetivo: Analisar a distribuição das ocorrências de morbimortalidade da COVID-19 no contexto dos Determinantes Sociais da Saúde da região de saúde Cariri, Ceará. Métodos: O estudo é do tipo ecológico de série temporal descritivo utilizando dados secundários, entre janeiro de 2020 a agosto de 2021, extraídos das plataformas IntegraSUS, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O local de estudo foi Região de Saúde do Cariri, no Ceará. As variáveis utilizadas foram: rendimento familiar; densidade de moradores por dormitório; gênero e faixa etária; casos confirmados e óbitos por COVID-19. Os dados foram tabulados a partir de planilhas do Microsoft Excel 2019 para posterior análise com base na estatística de frequência absoluta e relativa. Resultados: No Cariri, foi observado que 8.916 famílias vivem com menos de um salário-mínimo, sendo a área de Juazeiro do Norte local com o maior número de famílias com mais de ¼ a ½ do salário-mínimo por mês. O município de Acopiara apresentou a maior taxa de letalidade e Orós a maior taxa de mortalidade. Embora o gênero feminino apresentasse a maior taxa de morbidade, a taxa de letalidade foi maior no gênero masculino, em todas as áreas descentralizadas. Conclusão: Os fatores relacionados ao processo de saúde-doença-cuidado foram relevantes na morbimortalidade por COVID-19 na região do Cariri Cearense. A população em condições de vulnerabilidade social expressa as iniquidades em saúde, o que reforça a necessidade de ações interprofissionais que atuem com estratégias que visem a melhoria dessas condições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.