Adesão tardia e as representações sociais relacionadas à assistência pré-natal
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2021.13431Palavras-chave:
Cuidado Pré-Natal; Saúde na Fronteira; Gravidez.Resumo
Objetivo: Compreender a adesão tardia e as representações sociais relacionadas à assistência pré-natal. Métodos: Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa para a qual se adotou como referencial metodológico a Análise de Conteúdo, modalidade temática, e como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais, que possibilitou interpretar a realidade vivenciada pelo grupo social investigado, para enterder como elaboraram a gama de conhecimento que direcionaram suas ações. Resultados: Por meio do referencial metodológico da Análise de Conteúdo, modalidade temática, emergiram duas categorias: interpretação social da assistência pré-natal e; situações que interferem na qualidade do cuidado pré-natal. As ideias centrais de cada categoria foram interpretadas com apoio da Teoria das Representações Sociais, que permitiu interpretar as ideias centrais sobre pré-natal e as representações dos diferentes discursos. Conclusão: As representações sociais das puérperas sobre pré-natal remetem aossentidos de prevenção, de acolhimento e de aprendizagem, possivelmente pelo fato de terem aderido tardiamente ao pré-natal, razão pela qual atribuem diferentes obstáculos à adesão, sobretudo relacionados a aspectos socioculturais uma vez que estãoimersas no cotidiano fronteiriço amazônico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.