Abordagem qualitativa como suporte para a elaboração de materiais educativos
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2021.13430Palavras-chave:
Tecnologia Educacional; Resíduos de Serviços de Saúde; Assistência Domiciliar; Cuidadores; Saúde ambiental.Resumo
Objetivo: Demonstrar a importância da abordagem qualitativa para a elaboração de materiais educativos. Métodos: Recorte de um trabalho dissertativo que se desenvolveu como um estudo metodológico de abordagem mista. A sistematização do conteúdo que subsidiou a elaboração da cartilha foi realizada por meio de uma entrevista, da qual participaram 23 cuidadores, onde
adotou-se como critérios de inclusão: ter idade igual ou superior a 18 anos; desenvolver ações de autocuidado que proporcione a geração de resíduos de saúde; e está admitido no programa de atenção domiciliar. Por outro lado, foram excluídos os que apresentaram sanidade mental comprometida. A coleta dos dados foi realizada nos meses de março e abril de 2019 por meio de
visitas domiciliares e para a análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultados apontaram que cuidadores não realizavam a segregação dos resíduos de saúde, depositando todos em um mesmo recipiente; o armazenamento, por outro lado, acontecia no muro dos domicílios e boa parte dos cuidadores não utilizava equipamento de
proteção individual ao manusear estes materiais. Evidenciou-se também que a principal causa das práticas inadequadas no que se refere ao manuseio e descarte dos resíduos consistia na falta de capacitação do público-alvo. Conclusão: A investigação qualitativa através de suas formas de coleta e análise dos dados mostra-se como um alicerce para a construção dos materiais
educativos, pois possibilita a compreensão acerca das principais necessidades do público-alvo.
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