Prevenção da violência doméstica: Importância da intervenção do enfermeiro gestor de caso
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2021.13426Palavras-chave:
Atenção Primária em Saúde; Violência Doméstica; Enfermagem; Administração de Caso; Revisão.Resumo
Objetivos: Identificar evidência científica sobre intervenção do enfermeiro gestor de caso, na prevenção da violência doméstica. Métodos: Revisão Integrativa da Literatura de estudos indexados na plataforma EBSCOHost (LILACS, SCOPUS e Web of Science) e bases de dados CINAHL, MEDLINE (PubMed/Medline) e Cochrane. Os estudos selecionados são alusivos ao período de 10 anos (2010 a 2020); Resultados: Foram selecionados 11 artigos sobre implementação de programas de deteção e prevenção daviolência doméstica com resultados para as vítimas, os enfermeiros, os enfermeiros gestores e na eficiência das organizações,
tanto em Atenção Primária em Saúde como em Hospitais. Conclusão: A implementação de modelos de gestão de caso promove melhor resposta às vítimas de violência, com implicações significativas na qualidade dos cuidados e no aumento de resultados na prevenção. Não foram encontrados estudos referentes à Atenção Primária em Saúde referindo a importância do enfermeiro gestor de caso na prevenção da violência doméstica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.