Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13132

Palavras-chave:

Universidade, Promoção da saúde, Educação superior

Resumo

Objetivo: Identificar as contribuições de estratégias pedagógicas ativas para o ensino-aprendizagem da promoção à saúde no cenário universitário. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada em junho de 2021 e complementadas em outubro de 2022 com a utilização combinada nos descritores “universidades” AND “promoção da saúde” AND “ensino”, no
qual, paralelamente, realizou-se também a busca com os respectivos sinônimos em inglês dispostos no Medical Subject Headings (MeSH). Realizou-se o levantamento nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (Lilacs), Current Nursing and Allied Health Literature (Cinahl), Web of Science e Scopus por intermédio do Portal de Periódicos da Capes. Resultado: Obtiveram-se 4.414 documentos cuja aplicação de filtros e leitura de texto completo culminou em um corpus de análise de 7 artigos distribuídos entre Espanha (n=1), Estados Unidos (n=1), Taiwan (n=1) e Brasil (n=4). As estratégias pedagógicas ativas mais utilizadas desenvolveram-se a partir de recursos das redes sociais como Facebook, o Arco de Maguerez e rodas de conversa, ferramentas sociais como o WhatsApp, oficinas pedagógicas baseadas na
problematização, gamificação, aprendizagem baseada em casos e construções compartilhadas de mídias sociais. Conclusão: A opção pelo uso de estratégias pedagógicas ativas se mostrou coerente com o perfil traçado para o contexto universitário.

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Biografia do Autor

Letícia de Sousa Bispo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista CAPES.

Renan Fernandes Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduando de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Magda Guimarães de Araujo Faria, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Marcia Taborda Correa Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pedagoga. Doutora em Ciências. Professora do Departamento de Estudos de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Fernando Melgoza, Universidad Autónoma del Estado de Morelos, Morelos, México

Educador físico. Doutor em educação física e ciências do esporte. Professor de coordenador da área de formação integral e saudável da Universidad Autónoma del Estado de Morelos

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Publicado

2023-03-03

Como Citar

Bispo, L. de S., Carvalho, R. F., Faria, M. G. de A., Oliveira, M. T. C., & Melgoza, F. (2023). Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 36, 1–10. https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13132

Edição

Seção

Artigos de Revisão