Estratégias pedagógicas ativas e contribuições para o ensino de promoção da saúde nas universidades
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13132Palavras-chave:
Universidade, Promoção da saúde, Educação superiorResumo
Objetivo: Identificar as contribuições de estratégias pedagógicas ativas para o ensino-aprendizagem da promoção à saúde no cenário universitário. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada em junho de 2021 e complementadas em outubro de 2022 com a utilização combinada nos descritores “universidades” AND “promoção da saúde” AND “ensino”, no
qual, paralelamente, realizou-se também a busca com os respectivos sinônimos em inglês dispostos no Medical Subject Headings (MeSH). Realizou-se o levantamento nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (Lilacs), Current Nursing and Allied Health Literature (Cinahl), Web of Science e Scopus por intermédio do Portal de Periódicos da Capes. Resultado: Obtiveram-se 4.414 documentos cuja aplicação de filtros e leitura de texto completo culminou em um corpus de análise de 7 artigos distribuídos entre Espanha (n=1), Estados Unidos (n=1), Taiwan (n=1) e Brasil (n=4). As estratégias pedagógicas ativas mais utilizadas desenvolveram-se a partir de recursos das redes sociais como Facebook, o Arco de Maguerez e rodas de conversa, ferramentas sociais como o WhatsApp, oficinas pedagógicas baseadas na
problematização, gamificação, aprendizagem baseada em casos e construções compartilhadas de mídias sociais. Conclusão: A opção pelo uso de estratégias pedagógicas ativas se mostrou coerente com o perfil traçado para o contexto universitário.
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