Interdisciplinaridade em estágio de vivência acadêmica: reconhecimento da atuação profissional no Sistema de Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2022.12906

Palavras-chave:

Estágio, Sistema Único de Saúde, Populações Vulneráveis, Estudantes de Ciências da Saúde

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência de um estágio acadêmico vivenciado por universitários da área da saúde em um município do Baixo Solimões. Síntese dos dados:Trata-se do relato descritivo de um estágio acadêmico extramuro realizado em Manacapuru, Amazonas, ocorrido no período de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. A realização da atividade teve a participação de acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Odontologia e contou com a aplicação de práticas em saúde direcionadas à atuação individual e coletiva. Tendo como público-alvo os pacientes atendidos por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), os universitários auxiliaram na realização de atendimentos eletivos em suas respectivas áreas de atuação e conduziram atividades de educação em saúde como rodas de conversa, gincanas educativas, palestras interativas e educação continuada à equipe da UBS. Conclusão: As práticas e ações em saúde realizadas no período do estágio extramuro proporcionaram uma integração interdisciplinar satisfatória entre os acadêmicos, possibilitando aos mesmos uma vivência apropriada na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

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Biografia do Autor

Jefter Haad Ruiz da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Bacharel em Odontologia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Mestrando em Saúde Bucal Coletiva pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Pós-graduando em Gestão da Saúde pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Francisco Ferreira Barcelar Junior, Centro Universitário do Norte - UNINORTE

Centro Universitário do Norte - Manaus (AM) - Brasil

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

da Silva, J. H. R., Barcelar Junior, F. F., & Gonçalves, J. L. de A. (2022). Interdisciplinaridade em estágio de vivência acadêmica: reconhecimento da atuação profissional no Sistema de Saúde. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 35, 7. https://doi.org/10.5020/18061230.2022.12906

Edição

Seção

Descrição de Experiências