Fonoterapia na paralisia facial periférica: uma abordagem miofuncional orofacial - doi:10.5020/18061230.2009.p259
DOI:
https://doi.org/10.5020/1046Palavras-chave:
Paralisia Facial, Fonoterapia, Reabilitação.Resumo
Objetivo: Delinear a contribuição da fonoterapia na reabilitação da paralisia facial periférica, descrevendo o papel da abordagem miofuncional orofacial neste processo. Métodos: Revisão de literatura de artigos publicados desde 1995, realizada no período de março a dezembro de 2008, tendo como base a caracterização da paralisia facial periférica e suas relações com os distúrbios fonoaudiológicos relacionados às desordens na mobilidade orofacial, na fala e na mastigação, dentre outros. A revisão priorizou os artigos de revistas científicas e capítulos específicos do período investigado. Como critério de inclusão, a literatura deveria conter dados sobre a paralisia facial periférica, citações sobre as alterações no sistema estomatognático e a abordagem miofuncional orofacial. Excluíram-se os trabalhos que abordassem paralisias centrais, congênitas e aquelas de causas não idiopáticas. Resultados: A literatura abordou a contribuição da fonoterapia na reabilitação da simetria facial, com melhora na retenção de líquidos e alimentos pastosos durante o processo de mastigação e deglutição. A abordagem miofuncional orofacial contextualizou o trabalho fonoaudiológico na melhora da coordenação fonoarticulatória e no ganho do controle oral durante a mastigação e deglutição. Conclusão: A fonoterapia na paralisia facial periférica contribuiu e delineouse pela aplicação da abordagem miofuncional orofacial no restabelecimento da simetria facial, a partir do trabalho direcionado às funções do sistema estomatognático, incluindo exercícios orofaciais e treino da mastigação em associação com o treinamento da articulação. Há a necessidade de um maior número de publicações nesta área específica de atuação do profissional de fonoaudiologiaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.