Fonoterapia na paralisia facial periférica: uma abordagem miofuncional orofacial
DOI:
https://doi.org/10.5020/1046Palavras-chave:
Paralisia Facial, Fonoterapia, Reabilitação.Resumo
Objetivo: Delinear a contribuição da fonoterapia na reabilitação da paralisia facial periférica, descrevendo o papel da abordagem miofuncional orofacial neste processo. Métodos: Revisão de literatura de artigos publicados desde 1995, realizada no período de março a dezembro de 2008, tendo como base a caracterização da paralisia facial periférica e suas relações com os distúrbios fonoaudiológicos relacionados às desordens na mobilidade orofacial, na fala e na mastigação, dentre outros. A revisão priorizou os artigos de revistas científicas e capítulos específicos do período investigado. Como critério de inclusão, a literatura deveria conter dados sobre a paralisia facial periférica, citações sobre as alterações no sistema estomatognático e a abordagem miofuncional orofacial. Excluíram-se os trabalhos que abordassem paralisias centrais, congênitas e aquelas de causas não idiopáticas. Resultados: A literatura abordou a contribuição da fonoterapia na reabilitação da simetria facial, com melhora na retenção de líquidos e alimentos pastosos durante o processo de mastigação e deglutição. A abordagem miofuncional orofacial contextualizou o trabalho fonoaudiológico na melhora da coordenação fonoarticulatória e no ganho do controle oral durante a mastigação e deglutição. Conclusão: A fonoterapia na paralisia facial periférica contribuiu e delineouse pela aplicação da abordagem miofuncional orofacial no restabelecimento da simetria facial, a partir do trabalho direcionado às funções do sistema estomatognático, incluindo exercícios orofaciais e treino da mastigação em associação com o treinamento da articulação. Há a necessidade de um maior número de publicações nesta área específica de atuação do profissional de fonoaudiologiaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















