Qualidade de vida e desejos em Distrofia Muscular de Duchenne: percepções de crianças e de seus pais
DOI:
https://doi.org/10.5020/1042Palavras-chave:
Distrofia Muscular de Duchenne, Qualidade de Vida, desejos, concordânciaResumo
Objetivo: Avaliar a concordância entre crianças com Distrofia Muscular Progressiva do tipo Duchenne (DMD) e seus pais no que diz respeito à percepção de qualidade de vida (QV) e desejos expressados pelas crianças. Métodos: O estudo envolveu 14 pacientes (média de idade de 9,9 anos) em acompanhamento no Centro de Reabilitação Sarah Fortaleza – Brasil e seus pais. Os seguintes instrumentos foram utilizados: questionário AUQEI (Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé) e a Técnica Projetiva dos Três Desejos, esta analisada através do sistema de categorias de Nereo e Hinton (2003). Resultados: A análise do AUQEI mostrou boa concordância com coeficiente de correlação intra-classe (ICC) de 0,699 e correlação positiva e significativa entre os escores de ambos crianças e pais (rho= 0.54, p < 0.05). Quanto aos Três Desejos, também houve concordância com predomínio das categorias Bens Materiais e Atividades. Apesar de que crianças com DMD e seus pais exibiram percepções similares de QV e desejos, sugerimos que ambos sejam ouvidos com relação a aspectos do programa de reabilitação. Conclusão: Este estudo proporciona dados adicionais com respeito à necessidade de utilizar instrumentos para avaliação da QV infantil que incluam versões paralelas para as crianças e seus paisDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















