Políticas públicas de saúde para a criança em Santa Maria-RS
DOI:
https://doi.org/10.5020/1041Palavras-chave:
Políticas Públicas, Saúde, Criança, Promoção da Saúde.Resumo
Objetivo: Identificar as políticas públicas de saúde (PPS), voltadas para a criança, encontradas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) próximas. Métodos: Pesquisa descritiva exploratória, com amostra consistindo de sete diretores dos CMEI e cinco coordenadores das UBS. A coleta de dados ocorreu entre julho e agosto de 2007, utilizando-se um questionário semiestruturado, com perguntas fechadas. O tratamento estatístico foi efetuado através de estatística descritiva dos dados do questionário. Resultados: Identificaram-se nove PPS voltadas para a criança aplicadas nos CMEI. Como principal benefício da sua implantação, os diretores consideravam a maior integração entre unidades de ensino e de saúde, assim promovendo a saúde infantil. Todos os CMEI contavam com a assistência de voluntários, e sugeriram, a fim de melhorar a qualidade de vida das crianças, a implementação de projetos envolvendo cursos da saúde. Nas UBS, foram identificadas treze PPS destinadas às crianças. O principal benefício relatado pelos coordenadores foi promover o controle da incidência de doenças, diminuindo a mortalidade infantil. Apenas uma UBS apresentava auxílio de voluntário, o qual sugeriu como ação de saúde em prol das crianças, a criação de políticas visando à psicologia infantil. Conclusões: As políticas públicas de saúde voltadas ao público infantil implantadas nas UBS não estão totalmente presentes nos CMEI, mostrando que ainda é insipiente a inclusão do ambiente educacional infantil nas políticas públicas de promoção da saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















