Políticas públicas de saúde para a criança em Santa Maria-RS - doi:10.5020/18061230.2009.p225
DOI:
https://doi.org/10.5020/1041Palavras-chave:
Políticas Públicas, Saúde, Criança, Promoção da Saúde.Resumo
Objetivo: Identificar as políticas públicas de saúde (PPS), voltadas para a criança, encontradas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) próximas. Métodos: Pesquisa descritiva exploratória, com amostra consistindo de sete diretores dos CMEI e cinco coordenadores das UBS. A coleta de dados ocorreu entre julho e agosto de 2007, utilizando-se um questionário semiestruturado, com perguntas fechadas. O tratamento estatístico foi efetuado através de estatística descritiva dos dados do questionário. Resultados: Identificaram-se nove PPS voltadas para a criança aplicadas nos CMEI. Como principal benefício da sua implantação, os diretores consideravam a maior integração entre unidades de ensino e de saúde, assim promovendo a saúde infantil. Todos os CMEI contavam com a assistência de voluntários, e sugeriram, a fim de melhorar a qualidade de vida das crianças, a implementação de projetos envolvendo cursos da saúde. Nas UBS, foram identificadas treze PPS destinadas às crianças. O principal benefício relatado pelos coordenadores foi promover o controle da incidência de doenças, diminuindo a mortalidade infantil. Apenas uma UBS apresentava auxílio de voluntário, o qual sugeriu como ação de saúde em prol das crianças, a criação de políticas visando à psicologia infantil. Conclusões: As políticas públicas de saúde voltadas ao público infantil implantadas nas UBS não estão totalmente presentes nos CMEI, mostrando que ainda é insipiente a inclusão do ambiente educacional infantil nas políticas públicas de promoção da saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.