Obesidade, cirurgia bariátrica e implicações nutricionais - doi:10.5020/18061230.2007.p259
DOI:
https://doi.org/10.5020/1036Palavras-chave:
Obesidade mórbida, Cirurgia bariátrica, Planejamento alimentarResumo
A obesidade é um desvio nutricional importante que está aumentando exponencialmente no Brasil e no mundo, tornando-se um problema de saúde púbica. A Organização Mundial da Saúde verificou em 2005 que 1,6 bilhões de pessoas acima de 15 anos estavam com sobrepeso e 400 milhões estavam obesas, entre as crianças, 20 milhões encontravam-se acima do peso. Dentre os diversos tratamentos para a obesidade, a cirurgia bariátrica tem sido muito utilizada por ser eficaz contra o excesso de peso e as co-morbidades associadas, tanto para a população adulta quanto para a juvenil. As técnicas cirúrgicas são divididas em restritivas, disabsortivas e mistas. Cada técnica promove alterações digestivas e absortivas características, necessitando de um programa educativo multidisciplinar exclusivo e direcionado tanto no pré quanto no pós-operatório, enfatizando os hábitos de atividade física e a necessidade de aderir às restritas recomendações dietéticas. As cirurgias promovem uma diminuição severa no consumo, o que acarreta a ingestão de dietas hipocalóricas e deficientes em micronutrientes, com conseqüentes complicações nutricionais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.