O conhecimento de gestantes adolescentes sobre fonoaudiologia relacionada à saúde materno-infantil
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2007.1028Palavras-chave:
Saúde Pública, Saúde materno-infantil, Gravidez na adolescência.Resumo
O estudo teve como objetivo investigar o conhecimento de gestantes adolescentes sobre a Fonoaudiologia na Saúde Materno-infantil. Realizou-se uma análise qualitativa com base na investigação temática do conteúdo. Dez gestantes adolescentes, com idade cronológica compreendida entre 10 e 19 anos, participaram da pesquisa. As mesmas encontravam-se entre o quinto e o nono mês de idade gestacional, sendo atendidas no Núcleo de Atenção as Gestantes Adolescentes do Hospital Geral de Fortaleza. A coleta de dados envolveu a aplicação de uma entrevista semi-estruturada abordando temáticas que pudesse identificar o conhecimento das gestantes adolescentes sobre a Fonoaudiologia materno-infantil. Intervenções educativas referentes à promoção da saúde fonoaudiológica também foram realizadas. Os resultados apontaram que o nível de conhecimento das gestantes adolescentes, sobre aspectos tais como: transição alimentar e utensílios, hábitos orais, estimulação da linguagem e detecção de perdas auditiva, foi incipiente e insatisfatório. Conclui-se que o conhecimento das gestantes adolescentes ao que se refere às temáticas abordadas na saúde fonoaudiológica materno-infantil foi insatisfatório, o que demonstra a importância de intervenções educativas referentes à saúde da comunicação humana para a amostra estudada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

















