O conhecimento de gestantes adolescentes sobre fonoaudiologia relacionada à saúde materno-infantil
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2007.1028Palavras-chave:
Saúde Pública, Saúde materno-infantil, Gravidez na adolescência.Resumo
O estudo teve como objetivo investigar o conhecimento de gestantes adolescentes sobre a Fonoaudiologia na Saúde Materno-infantil. Realizou-se uma análise qualitativa com base na investigação temática do conteúdo. Dez gestantes adolescentes, com idade cronológica compreendida entre 10 e 19 anos, participaram da pesquisa. As mesmas encontravam-se entre o quinto e o nono mês de idade gestacional, sendo atendidas no Núcleo de Atenção as Gestantes Adolescentes do Hospital Geral de Fortaleza. A coleta de dados envolveu a aplicação de uma entrevista semi-estruturada abordando temáticas que pudesse identificar o conhecimento das gestantes adolescentes sobre a Fonoaudiologia materno-infantil. Intervenções educativas referentes à promoção da saúde fonoaudiológica também foram realizadas. Os resultados apontaram que o nível de conhecimento das gestantes adolescentes, sobre aspectos tais como: transição alimentar e utensílios, hábitos orais, estimulação da linguagem e detecção de perdas auditiva, foi incipiente e insatisfatório. Conclui-se que o conhecimento das gestantes adolescentes ao que se refere às temáticas abordadas na saúde fonoaudiológica materno-infantil foi insatisfatório, o que demonstra a importância de intervenções educativas referentes à saúde da comunicação humana para a amostra estudada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















