O conhecimento de gestantes adolescentes sobre fonoaudiologia relacionada à saúde materno-infantil - doi:10.5020/18061230.2007.p207
DOI:
https://doi.org/10.5020/1028Palavras-chave:
Saúde Pública, Saúde materno-infantil, Gravidez na adolescência.Resumo
O estudo teve como objetivo investigar o conhecimento de gestantes adolescentes sobre a Fonoaudiologia na Saúde Materno-infantil. Realizou-se uma análise qualitativa com base na investigação temática do conteúdo. Dez gestantes adolescentes, com idade cronológica compreendida entre 10 e 19 anos, participaram da pesquisa. As mesmas encontravam-se entre o quinto e o nono mês de idade gestacional, sendo atendidas no Núcleo de Atenção as Gestantes Adolescentes do Hospital Geral de Fortaleza. A coleta de dados envolveu a aplicação de uma entrevista semi-estruturada abordando temáticas que pudesse identificar o conhecimento das gestantes adolescentes sobre a Fonoaudiologia materno-infantil. Intervenções educativas referentes à promoção da saúde fonoaudiológica também foram realizadas. Os resultados apontaram que o nível de conhecimento das gestantes adolescentes, sobre aspectos tais como: transição alimentar e utensílios, hábitos orais, estimulação da linguagem e detecção de perdas auditiva, foi incipiente e insatisfatório. Conclui-se que o conhecimento das gestantes adolescentes ao que se refere às temáticas abordadas na saúde fonoaudiológica materno-infantil foi insatisfatório, o que demonstra a importância de intervenções educativas referentes à saúde da comunicação humana para a amostra estudada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.