Levantamento dos fatores de risco para doenças crônicas em universitários
DOI:
https://doi.org/10.5020/1021Palavras-chave:
Fatores de risco, Doenças-crônicas, Universitário.Resumo
O estudo objetivou identificar os fatores de risco para diabetes mellitus (DM), hipertensão arterial sistêmica (HAS) e doenças cardiovasculares (DCV) em universitários de uma instituição particular na cidade de Fortaleza. Participaram 200 estudantes, sendo submetidos a uma ficha de avaliação, no qual foram obtidos dados sobre: sexo, idade, história de tabagismo, etilismo, sedentarismo e antecedentes familiares de DM, HAS, hipercolesterolemia e evento isquêmico. Aqueles que apresentavam três ou mais fatores de risco para DM, HAS e DCV sendo então, encaminhados para realização da avaliação antropométrica, glicosimetria capilar e mensuração da pressão arterial. A amostra foi constituída de 172 estudantes (128F/44M). Os resultados apontaram que 121 (70,3%) dos estudantes não realizavam atividade física, 124 (72,1%) dos indivíduos apresentavam antecedentes familiares para DM, 131 (76,2%) para HAS, 104 (60,5%) para hipercolesterolemia, 91 (52,9%) para evento isquêmico prévio, 43 (25%) apresentavam sobrepeso e 10 (5,9%) obesidade grau I e 30 (17,5%) estavam com a pressão arterial ? 130/60 mmHg. Os resultados indicam a necessidade de programas educativos na instituição em estudos visando à educação em saúde e prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















