Repercussões biopiscossociais da geração de trabalho e renda na vida de mulheres nordestinas
DOI:
https://doi.org/10.5020/1005Palavras-chave:
Mulheres, Trabalho, Qualidade de vida.Resumo
Nas discussões sobre a promoção da saúde, esta é concebida como qualidade de vida, na qual as políticas sociais e econômicas devem atuar diretamente sobre os fatores determinantes do processo saúde-doença, como alimentação, educação, saneamento, trabalho, renda, lazer e acesso a bens e serviços. Nessa perspectiva, este estudo buscou investigar as expectativas de um grupo de mulheres, moradoras da Comunidade Cachoeiro, localidade carente do Nordeste brasileiro, sobre as possibilidades de profissionalização, e conhecer as repercussões biopsicossociais da geração de trabalho/renda, após uma ação profissionalizante. O estudo foi tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, apoiada no Referencial Teórico de Madeleine Leininger, com seis mulheres da localidade, a partir de entrevistas e da realização de um curso de artesanato de palha de carnaúba, entre maio, 2005 a junho, 2006. O estudo resultou da participação das pesquisadoras em um projeto de extensão universitária, o qual favoreceu uma maior interação com as mulheres da localidade. Durante a convivência observou-se que elas clamavam por um trabalho que colaborasse no aumento da renda familiar e rompesse com a dependência financeira aos cônjuges. Percebe-se nesse estudo o fator cultural como forte influenciador nas vidas dessas mulheres, nas quais relações abusivas de poder, percebidas desde a infância, tornaram-se entraves nas questões relacionadas à saúde, educação e no trabalho e geração de renda. Ao final, as mulheres da Comunidade puderam se apoderar de uma técnica artesanal que contribui para um reconhecimento dessas como cidadãs, interagindo com maior conhecimento e atitude no meio em que vivem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















