Re-aprendendo a viver - doi:10.5020/18061230.2004.p138

Autores

  • Marlene Lopes Cidrack Universidade de Fortaleza
  • Ana Maria Fontenelle Catrib Universidade de Fortaleza
  • Rosendo Freitas de Amorim Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/691

Palavras-chave:

Envelhecimento, auto-estima.

Resumo

A capacidade de aprendizagem e de aquisição de novos conhecimentos por parte dos idosos é muitas vezes subestimada por eles próprios e por todos que o cercam. Neste estudo, através de uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, investigou-se a capacidade de aprendizagem dos idosos e qual a influência das atividades de grupo em pessoas da terceira idade – como sua visão de mundo interfere no desenvolvimento de uma velhice feliz e realizada. Um trabalho de resgate da auto-estima foi desenvolvido, minimizando o sentimento de solidão e abandono e aumentando as redes sociais destas pessoas. Os sujeitos do estudo constaram de indivíduos residentes na Comunidade do Dendê, Bairro Edson Queiroz, na faixa etária de 60 a 96 anos, em Fortaleza – Ceará – Brasil. No trabalho de campo foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e estruturadas, as quais tinham a finalidade de verificar como os fatores familiares, culturais e psicológicos contribuem na percepção de vida desses idosos. Para a análise das entrevistas, empregou-se o método etnográfico de Spradley – domínio cultural. Os resultados comprovam que estudar pode estimular e motivar a capacidade de aprendizagem do idoso e que, desenvolvendo atividades de grupo se pode promover uma melhoria na qualidade de vida destas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Lopes Cidrack, Universidade de Fortaleza

Cirurgiã-dentista, Especialista em Periodontia pela Universidade Castelo Branco; Especialista em Educação em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR e Mestre em Educação em Saúde pela UNIFOR.

Ana Maria Fontenelle Catrib, Universidade de Fortaleza

Doutora em Educação e Professora Titular do Mestrado de Educação em Saúde e do Curso de Pedagogia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Rosendo Freitas de Amorim, Universidade de Fortaleza

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor Titular do Mestrado em Educação em Saúde na UNIFOR e do curso de Ciências Sociais da UNIFOR.

Downloads

Publicado

2012-01-03

Como Citar

Cidrack, M. L., Catrib, A. M. F., & Amorim, R. F. de. (2012). Re-aprendendo a viver - doi:10.5020/18061230.2004.p138. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 17(3), 138–148. https://doi.org/10.5020/691

Edição

Seção

Artigos Originais