Aleitamento materno em área de abrangência do programa de saúde da família - doi:10.5020/18061230.2009.p30
DOI:
https://doi.org/10.5020/363Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Programa Saúde da Família, Educação em Saúde.Resumo
Objetivo: Conhecer aspectos relevantes quanto à prática do aleitamento materno em áreas de abrangência do Programa de Saúde da Família em Araxá (MG-Brasil), comparando com área de não abrangência. Métodos: Estudo descritivo que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, abordando a temática proposta, aplicado no período de julho a outubro de 2007, para 120 mães de crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Resultados: O tempo de amamentação exclusiva no peito mais relatado pelas mães foi de 4 a 6 meses e o tempo total mais citado foi de 6 a 12 meses. Segundo os relatos das mães, os resfriados e as diarreias são mais raros nas crianças que foram amamentadas por mais de 6 meses. Mitos e tabus relacionados à amamentação ainda são frequentes. Conclusão: O aleitamento materno é praticado por parcela significativa da população, mas, por outro lado, também ficou evidenciado que existem muitas informações equivocadas quanto ao aleitamento materno e seu manejo; mitos ainda estão presentes de forma enraizada na população, inclusive em áreas em que o Programa de Saúde da Família atua.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.