Usuário da estratégia de saúde da família: conhecimento e satisfação sobre acolhimento - doi: 10.5020/18061230.2012.s96

Autores

  • Saulo Lacerda Borges de Sá UNIFOR
  • Raquel Rodrigues Mattos UNIFOR
  • Vitor Lima Pinheiro UNIFOR
  • Lucianna Leite Pequeno UNIFOR
  • Maria Albertina Rocha Diógenes UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5020/2250

Palavras-chave:

Acolhimento, Saúde da Família, Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde, Humanização da Assistência.

Resumo

Analisar o conhecimento e a satisfação dos usuários de uma Unidade Básica de Saúde acerca da estratégia do acolhimento. Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em uma Unidade Básica de Saúde, Fortaleza-CE, Brasil, onde eram efetuadas as atividades práticas do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade de Fortaleza. Participaram 58 usuários do serviço, estabelecendo-se como critérios de inclusão: estar presente no período da coleta de dados, idade acima de 18 anos, independente do sexo, e a participação voluntária. A coleta de dados ocorreu em dezembro de 2009, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados associados à identificação dos usuários foram processados no Microsoft Office Excel 2007, sendo organizados estatisticamente em tabela. Os dados relacionados aos aspectos qualitativos foram analisados conforme a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: 56 (97%) eram mulheres, com faixa etária variando entre 21 e 40 anos; 34 (59%) eram casadas; e 53 (91%) alfabetizadas. Sobre a renda familiar, 55 (95%) recebiam menos de dois salários mínimos por mês. Com o objetivo de facilitar o entendimento das falas dos usuários, estas foram avaliadas sob a perspectiva de duas categorias: conhecimento sobre acolhimento e satisfação com o acolhimento. Conclusão: Os usuários têm uma visão limitada do que vem a ser o acolhimento e sua magnitude para prover o cuidar. Apesar de satisfeitos com o atendimento, os entrevistados relatam como aspectos negativos: a carência de profissionais; a relação profissional-usuário prejudicada, devido aos constantes atrasos do profissional; e a desumanização no atendimento.

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Publicado

2012-11-27

Como Citar

Sá, S. L. B. de, Mattos, R. R., Pinheiro, V. L., Pequeno, L. L., & Rocha Diógenes, M. A. (2012). Usuário da estratégia de saúde da família: conhecimento e satisfação sobre acolhimento - doi: 10.5020/18061230.2012.s96. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 25(2 Sup), 96–103. https://doi.org/10.5020/2250

Edição

Seção

Artigos Originais