Nível de atividade física em mulheres idosas -
DOI:
https://doi.org/10.5020/2079Palavras-chave:
Saúde, Idoso, Atividade Física.Resumo
Objetivo: Avaliar os níveis de atividade física (NAF) em mulheres idosas praticantes de atividades físicas acompanhadas por uma equipe de Saúde da Família da cidade do Crato-CE, Brasil. Métodos: Para determinar o nível de atividade física, utilizou-se o Questionário Baecke Modificado para Idosos (QBMI). Na avaliação estatística das diferenças obtidas utilizou-se o teste “t” de Student, com nível de significância de p<0,05 e o tamanho-efeito. Resultados: Comparando-se o nível de atividade física, conforme classificação do QBMI, das idosas que praticavam caminhada (67,2% do total, NAF = 4,45, classificado como alto) com as idosas que realizavam somente atividades domésticas (54.1%, NAF = 1,71, baixo), observou-se um D% = 160, 24%, p<0,001. O índice d de Conhen que expressa a magnitude desta diferença foi de 6,23 (alto). Conclusão: De acordo com os resultados, infere-se que a prática de atividade física regular, como a caminhada, é capaz de melhorar os níveis de atividade motora em pessoas idosas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.