Conhecimento acerca da epilepsia pelos discentes e funcionários de uma escola em Fortaleza-CE
DOI:
https://doi.org/10.5020/1044Palavras-chave:
Epilepsia, Escolas, Ensino.Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento dos professores, discentes e funcionários de uma escola acerca da epilepsia. Métodos: Estudo descritivo, transversal, de natureza quantitativa, realizado em uma escola de Fortaleza - CE. O universo foi formado por todos os discentes e funcionários desta escola que preencheram os seguintes critérios de inclusão: ser discente ou funcionário do turno da noite; ter 18 anos ou mais. A coleta de dados ocorreu em setembro de 2007, mediante a aplicação de um questionário estruturado. Dos 69 questionários, 50 foram respondidos por discentes, 11 por professores e oito pelos demais funcionários da escola. Dividiu-se a amostra em dois grupos: funcionários (e professores) e discentes. Resultados: Os resultados mostram que 22% dos funcionários acreditavam que uma das formas de transmissão da epilepsia se dá pela saliva. Encontrou-se que 98% dos funcionários e 94% dos discentes afirmaram que a epilepsia é uma desordem neurológica. Referente ao controle da doença, 94% dos discentes e 78% dos funcionários acreditavam que o mesmo se dá pela tomada da medicação diariamente. Dentre os entrevistados, 29% dos funcionários e 22% dos discentes consideraram que os epilépticos têm dificuldade no aprendizado escolar. Observou-se também que grande parte dos participantes marcou procedimentos adequados que devem ser adotados na crise epiléptica. Conclusão: A pesquisa constatou lacunas no conhecimento acerca da epilepsia na amostra estudada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.