O relacionamento terapêutico no cuidado dispensado a um esquizofrênico: narrativas de um diário de campo - doi:10.5020/18061230.2007.p116

Autores

  • Márcio Flávio Moura de Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Ana Claudia Silva Lemos Universidade Federal do Ceará
  • Carolina Maria de Lima Carvalho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/1012

Palavras-chave:

Esquizofrenia, Terapia Comportamental, Narrativas Pessoais, Enfermagem Psiquiátrica

Resumo

A esquizofrenia é uma psicose crônica com graves conseqüências sociais e funcionais, exigindo múltiplas formas de cuidado no seu tratamento. Este artigo objetivou descrever a evolução de um paciente acometido por esquizofrenia paranóide, mediante a adoção do processo de Relacionamento Terapêutico, como uma modalidade de cuidado de enfermagem psiquiátrica, registrada em um diário de campo sob a forma de narrativas de vivências, durante dez encontros em um serviço psiquiátrico de Fortaleza. Percebeu-se que o emprego do Relacionamento Terapêutico permitiu, gradativamente, ao cliente estudado o enfrentamento de conflitos pessoais (dinâmica familiar complicada, rejeição e depressão) e a satisfação de necessidades básicas como a comunicação e interação grupal. Dessa forma considerase o Relacionamento Terapêutico uma técnica de cuidado primordial na reintegração e reorganização do cliente esquizofrênico, assim como na busca de uma melhor qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Flávio Moura de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Acadêmico do 7º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Ana Claudia Silva Lemos, Universidade Federal do Ceará

Acadêmica do 7º semestre do Curso de Enfermagem da UFC. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão de Enfermagem Neurológica (NUPEEN).

Carolina Maria de Lima Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Messejana. Professora da disciplina de Saúde Mental II do Curso de Enfermagem da UFC.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Araújo, M. F. M. de, Lemos, A. C. S., & Carvalho, C. M. de L. (2012). O relacionamento terapêutico no cuidado dispensado a um esquizofrênico: narrativas de um diário de campo - doi:10.5020/18061230.2007.p116. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 20(2), 116–123. https://doi.org/10.5020/1012

Edição

Seção

Descrição ou Avaliação de Experiências, Métodos, Técnicas, Procedimentos e Instrumentais