Viabilidade técnica para implantação de um sistema solar fotovoltaico flutuante em um reservatório do semiárido brasileiro

Autores

  • Yorrana Coutinho Porto Universidade de Fortaleza
  • Brígida Miola Rocha Universidade de Fortaleza
  • Francisca Dayane Carneiro Melo Universidade de Fortaleza
  • Francisco de Assis Leandro Filho Instituto Federal do Ceará
  • Rodrigo Alves Patricio Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2017.V38.2.7418

Resumo

O uso dos sistemas fotovoltaicos flutuantes vem ganhando espaço em diversos países por se tratar de uma nova estratégia, que além da geração de energia evita a evaporação dos recursos hídricos e, por efeito do resfriamento dos módulos fotovoltaicos, há a contribuição para aumento na eficiência de conversão dos mesmos. Para a implantação desse tipo de sistema fotovoltaico, não é necessário aquisição de terras, já que existe infraestrutura necessária nos reservatórios. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade técnica da implantação de um sistema fotovoltaico flutuante no reservatório Castanhão-CE. Para isso foi inicialmente feito o dimensionamento do reservatório e o software PVsyst, versão 6.62, foi utilizado para calcular a geração de energia gerada, permitindo assim a estimativa do potencial energético do reservatório e a energia produzida, além de dados como emissões evitadas de CO2. Como resultados principais, obteve-se o valor total de potência instalada de até 5590 MWp, correspondentes a uma produção anual de energia elétrica de 9256 MWh/ano e 2129.3 tCO2 de emissões evitadas. Esses resultados demostram o elevado potencial da instalação de um sistema fotovoltaico flutuante no local, com a possibilidade de o sistema fornecer parte da demanda de eletricidade, além de poder servir como fonte de pesquisas, colaborando para aprofundar conhecimentos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yorrana Coutinho Porto, Universidade de Fortaleza

Engenheira Ambiental e Sanitarista pela Universidade de Fortaleza

Brígida Miola Rocha, Universidade de Fortaleza

Doutora em Ciências Marinhas pela Universidade Federal do Ceará e Senckenberg Forschungsinstitut - Alemanha. Mestre em Ciências Marinhas (LABOMAR - UFC) e Bacharel em Química com habilitação em Química Industrial (UFC). Vinculada ao Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica (LGCO-UECE). Professora integral do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza e Coordenadora Pedagógica do curso Tecnólogo em Energias Renováveis.

Francisca Dayane Carneiro Melo, Universidade de Fortaleza

Francisca Dayane Carneiro Melo Doutoranda em Energias Renováveis - Engenharia Elétrica Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Energias Renováveis pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (Ciências Físicas Aplicadas - 2011). Graduada em Matemática também pela UECE (2007). Formação técnica em Segurança do Trabalho (2005) e em Telecomunicações (2004) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Exerceu função de gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Energias Renováveis, professora universitária do Curso de Energias Renováveis na Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Francisco de Assis Leandro Filho, Instituto Federal do Ceará

Graduado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2010) e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará em nível de Doutorado e Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE - Campus Camocim. Tem experiência em Física (com ênfase em Física Computacional), em Ensino de Física (com ênfase em Alternativas Metodológicas Para O Ensino de Física) e em Energias Alternativas (com ênfase em Energia Eólica).

Rodrigo Alves Patricio, Universidade de Fortaleza

Rodrigo Alves Patricio Professor de Física da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, ligado à área de Engenharia Civil do Centro De Ciências Tecnológicas. Concluiu a graduação em Física-Licenciatura , em 2010, o mestrado em Ciências Físicas Aplicadas, em 2013, ambas pela UECE (Universidade Estadual do Ceará). Têm experiências na área de Energias Renováveis, com ênfase na Economia do Hidrogênio, Energia Solar e Energia Eólica.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Porto, Y. C., Rocha, B. M., Melo, F. D. C., Leandro Filho, F. de A., & Patricio, R. A. (2018). Viabilidade técnica para implantação de um sistema solar fotovoltaico flutuante em um reservatório do semiárido brasileiro. Revista Tecnologia, 38(2). https://doi.org/10.5020/23180730.2017.V38.2.7418

Edição

Seção

Artigos