Fusão da manufatura aditiva e subtrativa na construção de moldes mecânicos híbridos para aplicação em manufatura formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2023.11994

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa realizada na fusão da manufatura aditiva com a manufatura subtrativa para a construção de moldes híbridos de injeção plástica para aplicação em manufatura formativa. A pesquisa apresenta a análise da aplicação de resinas de alta resistência para a utilização na produção de um molde hibrido e os resultados obtidos com este processo. Nesta pesquisa foram testadas duas peças diferentes (forma geométrica, tamanho e função) utilizando os moldes híbridos. Os resultados promissores são apresentados e discutidos no decorrer deste artigo. A fusão das manufaturas, permite especular que a sua utilização vai de encontro com as melhorias de custo e prazo de fabricação. A atual competitividade na indústria automobilística mundial, tem estimulado o desenvolvimento e a aplicação de novas técnicas as quais ainda estão em consolidação e adaptação na indústria o que permite a pesquisa científica aplicada ser inovadora neste seguimento. As perspectivas para a fusão das manufaturas em outras aplicações e seu amadurecimento em técnicas, máquinas e materiais, vai permitir muitos avanços na indústria ao longo do futuro próximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lopes, Universidade de Taubaté - UNITAU, Taubaté, São Paulo, Brasil

Experiência com mais de 40 anos em indústrias de transformação mecânica de alta produtividade, com atuação em Gestão de equipes de Processos e Pesquisas de Desenvolvimento de Produto. Atuação em medias empresas nacional do seguimento metalúrgico e de autopeças. Formação acadêmica técnica e superior com Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Paulista (2006), MBA de Engenharia de Produto pela USP (2008) e Mestrando em Engenharia pela Universidade de Taubaté (2022). Amplo conhecimento em métodos e pesquisa de desenvolvimento de produto em empresa fabricante de cintos de segurança veiculares, sendo dezoito deles gerenciando equipe de engenheiros para desenvolver, validar e homologar produtos de segurança veicular. Experiência nas rotinas e métodos da área do processo de produção com conhecimento em processos produtivos de forjamento a quente, injeção termoplástica, zamac e alumínio, estamparia de corte convencional, repuxo e corte fino (fine blanking), acabamento superficial em peças metálicas com tamboreamento, cromo e pintura KTL, processos de montagem de componentes complexos, buscando oportunidades para estratégias de empresa. Perfil analítico, norteado pelas metas e objetivo da empresa. A formação acadêmica técnica e superior, além do conhecimento tácito adquirido na vivencia profissional, possibilita um engajamento e interação técnica com os engenheiros de desenvolvimento para projetar soluções inovadoras, mantendo bom relacionamento com os clientes internos e externos. Prestação de Suporte técnico ao cliente (montadora), com a realização de pesquisas para a aplicação do produto no veiculo. Apoio técnico ao departamento da Engenharia de Qualidade com aplicação de ferramentas de analise de problemas e ensaio de laboratório para chegar à causa raiz de problemas de qualidade internos e externos. Gerenciamento da área de projeto de molde de polímeros e alumínio e ferramentas de estampo progressivo. Implementou novas tecnologias de software de CAD CAE CAM, simulação de multicorpos ADAMS e LsDYNA, PLM TEAM CENTER e manufatura aditiva com tecnologias de jateamento de resinas de alta resistência. Amplo conhecimento em processos produtivos de forjamento a quente, injeção termoplástica, zamac e alumínio, estamparia de corte convencional, repuxo e corte fino (fine blanking), acabamento superficial em peças metálicas com tamboreamento, cromo e pintura KTL, processos de montagem de componentes complexos.

Filipe Wiltgen, Universidade de Taubaté - UNITAU, Taubaté, São Paulo, Brasil

Doutor em  Dispositivo e Sistemas Eletrônicos e Fusão Termonuclear Controlada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (2003). Mestre em Dispositivos e Sistemas Eletrônicos e Fusão Termonuclear Controlada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1998). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Taubaté - UNITAU (1994).

Referências

ALCALDE E.; WILTGEN, F. Estudo das Tecnologias em Prototipagem Rápida: Passado, Presente e Futuro Revista de Ciências Exatas da Universidade de Taubaté, Taubaté, v.24(2), pp.1-9, 2018.

ASTM. Norma Técnica ASTM F42/ISO TC 261 Develops Additive Manufacturing Standards. [S. l.s. d.].

ARORA.N. Design and manufacturing injection mould conformal cooling channels using additive manufacturing. International Journal of Mechanical and Production Engineering, University at Buffalo, v.7, pp.56-57, 2019.

BATISTA E. R. S; FRANCELINO; G. MICAIL T. P.; OLIVEIRA D. A importância dos sistemas de refrigeração em moldes de injeção: análise de um processo de fabricação pelo ponto de vista termodinâmico. Anais da XIII mostra científica do Cesuca, Cachoeirinha-RS, pp.1-13, 2019.

BARBOSA F. A.; HELLENO A. L.; JUNIOR M. V.; VELÁZQUEZ D. R. T. Vantagens e desafios da

manufatura hibrida - integrando manufatura aditiva e subtrativa. XXXIX Encontro nacional de engenharia de produção, Santos-SP, 2019.

BUAINAIN, A. M; BUENO C. S. SOUZA, R. F. Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento: desafios para o Brasil. Associação Brasileira de Propriedade Intelectual, ABPI, Rio de Janeiro-RJ, pp.74-75, 2018.

CELANESE, Ficha de especificação técnica de produto, HOSTAFORM C 9021, pp.1-6, 2020.

CHEN, Y. 3D Printed Injection Mold: All You Need to Know. All3DP the 3D printing magazine pp.1-10, 2020.

CORTINA, M.; ARRIZUBIETA, J. I.; RUIZ, J. E.; UKAR, E. Latest Developments in Industrial Hybrid Machine Tools that Combine Additive and Subtractive Operations. Department of Mechanical Engineering, University of Basque Country UPV/EHU, Bilbao, Spain, pp.7-8, 2018.

DE BLASIO, C. A. Solução de defeitos na moldagem por injeção de termoplásticos. Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas-SP, 2007. 150pp.

DRECHSLER M. F.; MARIN F.; SACCHELLI C. M.; SANTIAGO R. A.; SIMÃO I. T. Investigação da influência de moldes híbridos fabricados pela técnica de FDM para injeção de peças plásticas. 22º CBECiMat - Congresso brasileiro de engenharia e ciência dos materiais, Natal-RN, pp.05-06, 2016.

GOMES, J.; WILTGEN, F. Avanços na manufatura aditiva em metais: técnicas, materiais e máquinas. Revista Tecnologia, v.41(01), pp.1-16, 2020.

FER-PLASTICO processo de moldagem por injeção, Relatório técnico Indústria de Plásticos Ltda, 2016.

GRIFFIN, M. 3D Printing vs Injection Molding – Know the Differences, All3DP the 3D printing magazine pp.1-8, 2019.

HARADA, J. Moldes para injeção de termoplásticos: projetos e princípios básicos. Artliber, p.308, São Paulo, 2004.

JÚNIOR A. S. R., Proposta de utilização de ferramentas CAE no planejamento do processo de moldagem por injeção de termoplásticos em moldes de Estereolitografia, Tese de pós-graduação em engenharia mecânica universidade federal de Santa Catarina, pp.1-176, Florianópolis, 2003

JUNIOR, G. B. M.; COSTA, C. A. Manufatura aditiva aplicada na fabricação de insertos para moldes de injeção termoplásticos, Scientia Cum Industria, v.7(02), pp.76-82, 2019.

MIRANDA, D. A. Estudo experimental e de simulação computacional para análise e melhoria da eficiência de um molde de injeção de termoplásticos. Dissertação de mestrado em Engenharia de Processos, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), pp.112, 2017.

MARQUES S.; SOUZA, A. F.; MIRANDA, J.; YADROITSAU, I. Design of conformal cooling for plastic injection moulding by heat transfer simulation. Polímeros, v.25(6), pp.564-574, 2015.

NOGUEIRA, A. L.; MIRANDA D. A. Influência dos parâmetros de processo e da presença de saídas de gases na eficiência de moldes de injeção de peças em poliestireno cristal. 14° Congresso brasileiro de polímeros CBPOL, Águas de Lindoia-SP, pp. 05-07, 2017.

SANTANA, L. Avaliação das capacidades da impressão 3D de baixo custo na fabricação de snap. Tese de doutorado em Engenharia na Universidade do Porto (FEUP), Porto, Portugal, 2019. 251pp.

SENHORAS E. M.; TAKEUCHI K. P; TAKEUCHI K. P. Gestão da Inovação no Desenvolvimento de Novos Produtos. IV SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende-RJ, pp.1-15, 2006.

STRATASYS. TECHNICAL APPLICATION GUIDE, 2020. 2pp.

WILTGEN, F. Protótipos e prototipagem rápida aditiva sua importância no auxílio do desenvolvimento científico e tecnológico. 10° Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF), São Carlos-SP, UFSCar, 5 a 7 agosto, 2019.

WILTGEN, F. Técnica de ensaios de sistemas complexos com metodologia de engenharia de sistemas & requisitos. Interfaces Científicas - Exatas e Tecnológicas, v.4(01), pp.51-60, 2020.

KOCHOV A. Mold design and production by using additive manufacturing (am) - present status and future perspectives. International Scientific Journal "Industry 4.0", YEAR III, ISSUE 2, pp. 82-85, 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Lopes, M., & Wiltgen, F. (2023). Fusão da manufatura aditiva e subtrativa na construção de moldes mecânicos híbridos para aplicação em manufatura formativa. Revista Tecnologia, 44, 16. https://doi.org/10.5020/23180730.2023.11994

Edição

Seção

Artigos