Análise da climatologia de precipitação simulada em escala regional usando downscaling dinâmico sobre a região norte do nordeste do Brasil.

Autores/as

  • Emerson Mariano da Silva
  • Marco Aurélio H. de Castro Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Downscaling, previsão sazonal de chuvas.

Resumen

Esse estudo apresenta o resultado da simulação sazonal de precipitação no período de fevereiro a maio, para os anos de 1971 a 2000, sobre a região do Nordeste do Brasil (NEB), usando a técnica de downscaling dinâmico. Os modelos usados no estudo são: o Modelo Espectral Regional (RSM97), desenvolvido pelo National Centers for Environmental Prediction (NCEP), e o Modelo de Circulação Geral da Atmosfera ECHAM4.5, desenvolvido pelo Max Planck Institute. Os resultados mostram que a utilização da técnica usando os modelos acima apresenta um bom desempenho na tarefa de simulação da climatologia de precipitação sobre o NEB. Coeficientes de correlação da ordem de 0.8 foram encontrados para o total de chuvas, no período de fevereiro a maio, em relação ao observado, explicando cerca de 64% da variabilidade das chuvas na região em estudo. Em adição, se observa que o RSM97 apresenta predominante bias úmido em grande parte do NEB.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

da Silva, E. M., & de Castro, M. A. H. (2009). Análise da climatologia de precipitação simulada em escala regional usando downscaling dinâmico sobre a região norte do nordeste do Brasil. Revista Tecnologia, 26(2). Recuperado a partir de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/94

Número

Sección

Artigos