Causas, formas de medição e métodos para mitigação do ruído decorrente do tráfego de veículos
Resumen
O transporte rodoviário traz grande impacto ambiental, tanto pelo consumo de energia quanto pela infra-estrutura física necessária à sua operação. Além disso, a emissão de gases e o ruído decorrente do tráfego causam danos irreversíveis ao meio ambiente e têm sido alvos de inúmeros estudos e pesquisas. No Brasil, onde há expressivo aumento nas taxas de motorização, 63% das cargas e 97% dos passageiros são transportados em rodovias, se faz necessário aprofundar a investigação sobre o tema, uma vez que estudos já concluíram que o atrito pneu/pavimento e as propriedades acústicas dos revestimentos influenciam sobremaneira a geração e a propagação do ruído. Diante do exposto, este artigo discute o tema ruído ambiental, focando-o naquele decorrente do tráfego de veículos, a fim de contribuir para a definição de ações que evitem a geração e/ou minimizem os seus efeitos. Para isso, reúne informações sobre o atual estado-da-arte, através de consulta na bibliografia nacional e internacional, no tocante a geração, mensuração e mitigação do ruído. Além dessas informações, apresenta resultados obtidos a partir de 1487 medidas de ruído em quatro diferentes pavimentos implantados em rodovias brasileiras. Os resultados denotaram a importância das propriedades acústicas dos revestimentos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-06-13
Cómo citar
Specht, L. P. (2016). Causas, formas de medição e métodos para mitigação do ruído decorrente do tráfego de veículos. Revista Tecnologia, 30(1), 12–26. Recuperado a partir de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/5271
Número
Sección
Artigos
Licencia
Opiniones expresas en el artículo son de responsabilidad exclusiva de los autores, que al permitir la publicación de sus textos, están de acuerdo que la Revista Tecnología pase a tener el derecho de difundirlas por medios impreso y electrónico. La RT reservase el derecho de hacer, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, con vistas a mantener el nivel culto de la lengua, respetando el estilo de los autores.