Causas, formas de medição e métodos para mitigação do ruído decorrente do tráfego de veículos

Autores

  • Luciano Pivoto Specht

Resumo

O transporte rodoviário traz grande impacto ambiental, tanto pelo consumo de energia quanto pela infra-estrutura física necessária à sua operação. Além disso, a emissão de gases e o ruído decorrente do tráfego causam danos irreversíveis ao meio ambiente e têm sido alvos de inúmeros estudos e pesquisas. No Brasil, onde há expressivo aumento nas taxas de motorização, 63% das cargas e 97% dos passageiros são transportados em rodovias, se faz necessário aprofundar a investigação sobre o tema, uma vez que estudos já concluíram que o atrito pneu/pavimento e as propriedades acústicas dos revestimentos influenciam sobremaneira a geração e a propagação do ruído. Diante do exposto, este artigo discute o tema ruído ambiental, focando-o naquele decorrente do tráfego de veículos, a fim de contribuir para a definição de ações que evitem a geração e/ou minimizem os seus efeitos. Para isso, reúne informações sobre o atual estado-da-arte, através de consulta na bibliografia nacional e internacional, no tocante a geração, mensuração e mitigação do ruído. Além dessas informações, apresenta resultados obtidos a partir de 1487 medidas de ruído em quatro diferentes pavimentos implantados em rodovias brasileiras. Os resultados denotaram a importância das propriedades acústicas dos revestimentos.

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Publicado

2016-06-13

Como Citar

Specht, L. P. (2016). Causas, formas de medição e métodos para mitigação do ruído decorrente do tráfego de veículos. Revista Tecnologia, 30(1), 12–26. Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/5271

Edição

Seção

Artigos