RESERVATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA, NORDESTE DO BRASIL – influência dos níveis operacionais sobre a salinidade da água e correlações entre parâmetros de qualidade.

Autores/as

  • Fernando José Araújo da Silva Universidade de Fortaleza
  • Alan Michell Barros Alexandre

Palabras clave:

Nordeste brasileiro, salinidade, modelagem de qualidade de água.

Resumen

Foi definido um perfil recente dos níveis de acumulação hídrica e da qualidade de água em 7 reservatórios da Região Metropolitana de Fortaleza, Nordeste brasileiro. Os níveis de acumulação de água apresentaram correlações negativas (?= 0,05) com parâmetros de salinidade. A condutividade elétrica apresentou coeficientes de correlação positiva com dureza, Ca2+, Mg2+, Na+, K+, Cl- e sólidos totais. Parâmetros não conservativos também apresentaram correlação positiva, sendo porém menos representativas. Este tipo de análise é importante para o estudo da qualidade da água nos reservatórios da região. A predição de muitos destes parâmetros, principalmente os conservativos, permite definir rapidamente um perfil de qualidade de água.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

da Silva, F. J. A., & Alexandre, A. M. B. (2009). RESERVATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA, NORDESTE DO BRASIL – influência dos níveis operacionais sobre a salinidade da água e correlações entre parâmetros de qualidade. Revista Tecnologia, 24(1). Recuperado a partir de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/147

Número

Sección

Artigos