Impacto técnico y de costes de las diferencias de clasificación funcional de pavimentos de carreteras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2023.14262

Resumen

La evaluación de la superficie de pavimento de carreteras, realizada por medio del análisis visual de los defectos, es un instrumento fundamental en la elaboración de proyectos de mantenimiento y rehabilitación. Sin embargo, en algunos casos, la clasificación puede presentar diferencias significativas dependiendo del segmento y del método utilizado. En este sentido, el objetivo de este trabajo consistió en evaluar las diferencias de clasificación de la condición de superficie de un pavimento flexible de carretera, por medio del Levantamiento Visual Continuo (LVC) y del Índice de Gravedad Global (IGG). Para el estudio, fue elegido un tramo de 2km de una carretera federal en el estado del Ceará dónde fueron aplicados los métodos antes mencionados. Los resultados indicaron que solo uno de los segmentos presentó clasificación Óptimo en el LVC. Además de eso, fue constatado que cerca de 50% de los segmentos están en Mal estado o Pésimo, teniendo diferencia en la clasificación entre los métodos en los tramos iniciales. Se observó que el LVC tiende a presentar mejores resultados que el IGG en consecuencia, entre otros aspectos, de la subjetividad del factor humano. 

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Biografía del autor/a

José Levi Chaves de Sousa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestrando em Engenharia de Transportes pelo Programa De Pós-Graduação Em Engenharia De Transportes (PETRAN/UFC) e Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade Luciano Feijão (2021), atuou como Coordenador Geral do Centro Acadêmico Plínio Pompeu, participou como membro dos grupos de estudo Sustentabilidade na Construção Civil e Gerenciamento de Projetos na Construção Civil, foi monitor da disciplina de Materiais da Construção Civil II, estagiou na empresa J. Carlos Engenharia nas áreas de Construção Civil e Infraestrutura de Transportes, além de possuir diversos artigos publicados na área da Engenharia Civil.

Camila Lima Maia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes. Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2016), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2013) e graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2012). Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Infra-Estrutura de Transportes.

Sarah Denise Vasconcelos Bastos, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2016), Mestre (UFC/2018) e atualmente Doutoranda em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN/UFC). Professora da área geotécnica da Universidade de Fortaleza e da Faculdade Luciano Feijão. Experiência em Engenharia Civil, tem ênfase de atuação em geotecnia e infraestrutura rodoviária com diversas pesquisas desenvolvidas nos seguintes segmentos: infraestrutura de pavimentos e estudo de resíduos para aplicação na pavimentação.

Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutor em Engenharia de Transportes (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (PETRAN/UFC). Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (DET/UFC) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência em Transporte Aéreo e Aeroportos, Operação, Manutenção e Reabilitação de Infraestruturas Aeroportuárias, especialmente em pavimentos flexíveis e rígidos de pátios, pistas de taxiamento e de pistas de pouso e decolagem.

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

Chaves de Sousa, J. L., Maia, C. L., Bastos, S. D. V., & Oliveira, F. H. L. de. (2023). Impacto técnico y de costes de las diferencias de clasificación funcional de pavimentos de carreteras. Revista Tecnologia, 44, 1–11. https://doi.org/10.5020/23180730.2023.14262

Número

Sección

Artigos