Avaliação das características físico-químicas do esgoto sanitário da estação de pré-condicionamento (EPC) de Fortaleza-CE
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180730.2021.12772Resumen
Disposição de esgotos domésticos, por meio de emissários submarinos, é um sistema que utiliza o potencial de depuração do corpo receptor, no entanto, é um dos tipos mais comuns de poluição dos oceanos. Assim, a caracterização do esgoto bruto a ser tratado é uma ferramenta eficaz para um plano de monitoramento. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi caracterizar o afluente da Estação de Pré-Condicionamento (EPC) de Fortaleza-Ce no período de março a agosto de 2019. Foi avaliado demanda química de oxigênio, demanda bioquímica de oxigênio, nitrogênio amoniacal, nitrito, nitrato, ortofosfato, sólidos voláteis, sólidos fixos e óleos e graxas. A amônia apresentou valor máximo de 54,16mg/L, ultrapassando o limite de caracterização para esgoto não tratado, em seguida nitritio teve máxima de 1,34mg/L significantemente acima do limite de potencial toxico, nitrato, que em regra deveria ser ausente em esgoto não tratado, obteve máxima de 3,37mg/L. Já a concentração de gordura era esperado que apresentasse alta concentração, entretanto, mesmo seu máximo de 8,27mg/L é muito abaixo do mínimo de classificação. Já os demais parâmetros também apresentaram características de diluição. Sendo assim, os compostos nitrogenados (nitrito e nitrato) se destacaram por indicar um efluente parcialmente oxidado, mesmo com os demais parâmetros indicando um padrão de diluição do afluente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Opiniones expresas en el artículo son de responsabilidad exclusiva de los autores, que al permitir la publicación de sus textos, están de acuerdo que la Revista Tecnología pase a tener el derecho de difundirlas por medios impreso y electrónico. La RT reservase el derecho de hacer, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, con vistas a mantener el nivel culto de la lengua, respetando el estilo de los autores.