Desenvolvimento de uma ferramenta eletrônica para dimensionamento de estacas de concreto pré-moldado
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180730.2022.12092Resumen
O processo de dimensionamento de fundações do tipo estaca em concreto pré-moldado carece de ferramentas computacionais que auxiliem na tomada de decisão a partir de dados preestabelecidos. Assim, neste trabalho, consta o desenvolvimento de um software utilizando a linguagem de programação Pascal orientada a objetos, empregando a plataforma Delphi, capaz de determinar a capacidade de carga em estacas por três métodos semiempíricos: Aoki-Velloso (1975), Décourt-Quaresma (1978) e Teixeira (1996). A determinação da capacidade de carga e dimensionamento das estacas parte de resultados de sondagem de simples reconhecimento do solo com o SPT (Standard Penetration Test), características das estacas a serem empregadas e carga atuante nos pilares. Com isso, torna-se possível obter um relatório final, o qual contempla o dimensionamento das estacas, considerando a possibilidade ou não de se fazer emendas e o número de estacas necessárias por bloco de coroamento; sendo fornecido o valor das estacas por metro, o custo da mobilização e desmobilização do bate estaca e equipamentos e do valor referente a cada emenda em solda. Assim, como forma de validação, fez-se a resolução de dois problemas descritos na literatura e procedeu-se a comparação e discussão dos resultados, além de um estudo de caso da aplicação do software em um projeto de empreendimento real.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, P. J. R.; GARCIA, J. R. Engenharia de Fundações. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2020.
ALTOQI. Eberick. 2019. Disponível em: https://altoqi.com.br/eberick/#. Acesso em: 01 dez. 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. Rio de Janeiro, 2019a.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, 2019b.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6484: Sondagem de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio. Rio de Janeiro, 2001.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8036: Programação de sondagem de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios. Rio de Janeiro, 1983.
CINTRA, J. C. A.; AOKI, N. Fundações por estacas: projeto geotécnico. São Paulo: Editora Oficina de Textos, 2010.
HACHICH, W. et al. Fundações: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Oficina de Textos, 2ª edição, 1998.
MELO, L. S. Análise de viabilidade técnico/econômico entre fundações profundas: estudo de caso entre estaca pré-moldada em concreto armado e tipo hélice em um galpão industrial. 2018. 139 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) – Centro Universitário do Sul de Minas, Varginha, MG, 2018.
MONTEIRO, T. M.; ARAÚJO, C. B. C. de; AGUIAR, M. F. P. de. Análise de métodos semi-empíricos nacionais e internacionais para determinação da capacidade de carga axial em estacas tipo raiz. Revista Tecnologia, Fortaleza, v. 2, n. 38, p. 1-16, dez. 2017.
SILVA, R. R. C. Análise de métodos de previsão de capacidade de carga em estaca raiz a partir do comportamento em ensaios de carregamento estático e dinâmico. Revista Tecnologia, Fortaleza, v. 2, n. 41, p. 1-14, dez. 2020.
VELLOSO, D. A.; LOPES, F. F. R. Fundações – Critérios de Projeto, Investigação do Subsolo, Fundações Superficiais, Fundações Profundas. São Paulo: Editora Oficina de Textos, Volume completo. 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Opiniones expresas en el artículo son de responsabilidad exclusiva de los autores, que al permitir la publicación de sus textos, están de acuerdo que la Revista Tecnología pase a tener el derecho de difundirlas por medios impreso y electrónico. La RT reservase el derecho de hacer, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, con vistas a mantener el nivel culto de la lengua, respetando el estilo de los autores.