Obtenção do óleo essencial de orégano e sua aplicação como material antimicrobiano
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180730.2024.15680Resumo
Este trabalho teve como objetivo extrair e analisar o óleo essencial de orégano, avaliando seu potencial antimicrobiano contra Staphylococcus aureus. A metodologia incluiu a extração por hidrodestilação utilizando o aparelho de Clevenger e a extração por Soxhlet com metanol, sendo a primeira a mais eficiente, resultando em u
Este trabalho teve como objetivo extrair e analisar o óleo essencial de orégano, avaliando seu potencial antimicrobiano contra Staphylococcus aureus. A metodologia incluiu a extração por hidrodestilação utilizando o aparelho de Clevenger e a extração por Soxhlet com metanol, sendo a primeira a mais eficiente, resultando em um rendimento de 1 % m/v. A caracterização do óleo foi realizada por FTIR, identificando compostos-chave como carvacrol e timol, responsáveis por suas propriedades antimicrobianas. Os testes microbiológicos demonstraram que o óleo essencial inibiu efetivamente o crescimento de S. aureus, com a maior concentração (30 µL) apresentando eficácia superior à do antibiótico cloranfenicol. Os resultados confirmam a eficácia do óleo essencial de orégano como um agente antimicrobiano promissor, sugerindo sua aplicação como alternativa natural a conservantes convencionais e apontando a necessidade de futuras investigações sobre sua eficácia contra outras cepas bacterianas e potenciais sinergias com antibióticos.
m rendimento de 1 % m/v. A caracterização do óleo foi realizada por FTIR, identificando compostos-chave como carvacrol e timol, responsáveis por suas propriedades antimicrobianas. Os testes microbiológicos demonstraram que o óleo essencial inibiu efetivamente o crescimento de S. aureus, com a maior concentração (30 µL) apresentando eficácia superior à do antibiótico cloranfenicol. Os resultados confirmam a eficácia do óleo essencial de orégano como um agente antimicrobiano promissor, sugerindo sua aplicação como alternativa natural a conservantes convencionais e apontando a necessidade de futuras investigações sobre sua eficácia contra outras cepas bacterianas e potenciais sinergias com antibióticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores, que, ao permitirem a publicação de seus textos, concordam que a Revista Tecnologia passe a ter o direito de divulgá-los por mídia impressa e eletrônica. A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém o estilo dos autores.