Simulação do Balanço Hídrico de um Solo Cultivado com Feijão Caupi no Hydrus -1D para o Munícipio de Garanhuns – PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2024.15302

Resumo

O feijão-caupi é comumente chamado de feijão Corda, feijão Vigna ou feijão Macassar, é o principal leguminosa cultivada no Nordeste, fazendo parte da alimentação da maioria das famílias da região, pois é uma rica fonte, principalmente, de proteínas e ferro. Com base na importância do feijão na região Nordeste foi identificada a necessidade de um estudo no município de Garanhuns – PE. Para a análise foram utilizados dados climatológicos da estação meteorológica INMET código A322 localizada no município de Garanhuns, no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2020. A partir dos dados climatológicos foi calculada a evapotranspiração pelo método Penman-Monteith, que possibilitou simular o cultivo do feijão - feijão-caupi para as condições climáticas do município utilizando o modelo Hydrus 1D. Como o balanço hídrico é um dos principais métodos para estimar a demanda hídrica de uma cultura, em diferentes fases fenológicas e dada a importância do feijão-caupi no cenário agrícola nordestino, o objetivo deste trabalho é simular a dinâmica da água em um solo cultivado com feijão-caupi utilizando o programa Hydros 1D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Karoline Vasconcelos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Graduanda em Engenharia Civil pela UFPE (Campus Agreste), destaca-se por sua trajetória acadêmica e profissional multidisciplinar, com ênfase em Engenharia, Tecnologia e Design. Natural de Pernambuco e ex-estudante de escola pública, foi bolsista do Programa BIA/UFPE e de Iniciação Científica CNPQ, desenvolvendo simulações hídricas no Hydrus-1D para Garanhuns-PE.

Artur Paiva Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Engenharia Civil e doutorado em Engenharia Civil, todas  pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e doutorado em Doutorado Sanduiche – LEHNA – Ecole Nationale des Travaux Publics de le Etat. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, coordenador do núcleo de tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco, conselheiro do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco e curador da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Silva, I. K. V. da, & Coutinho, A. P. (2025). Simulação do Balanço Hídrico de um Solo Cultivado com Feijão Caupi no Hydrus -1D para o Munícipio de Garanhuns – PE. Revista Tecnologia, 45, 1–11. https://doi.org/10.5020/23180730.2024.15302

Edição

Seção

Artigos Inéditos