Impacto técnico e de custos das diferenças de classificação funcional de pavimentos rodoviários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2023.14262

Resumo

A avaliação da superfície de pavimentos rodoviários, realizada por meio da análise visual dos defeitos, é um instrumento fundamental na elaboração de projetos de manutenção e reabilitação. No entanto, em alguns casos, a classificação pode apresentar diferenças significativas dependendo do segmento e do método utilizado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consistiu em avaliar as diferenças de classificação da condição de superfície de um pavimento flexível rodoviário, por meio do Levantamento Visual Contínuo (LVC) e do Índice de Gravidade Global (IGG). Para o estudo, foi escolhido um trecho de 2 km de uma rodovia federal no estado do Ceará para os quais foram aplicados os métodos supramencionados. Os resultados evidenciaram que apenas um dos segmentos apresentou classificação Ótimo no LVC. Além disso constatou-se que cerca de 50% dos segmentos estão em estado Ruim e Péssimo, havendo disparidade na classificação entre os métodos nos trechos iniciais. Observou-se que o LVC tende a apresentar melhores resultados que o IGG em decorrência, dentre outros aspectos, da subjetividade do fator humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Levi Chaves de Sousa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestrando em Engenharia de Transportes pelo Programa De Pós-Graduação Em Engenharia De Transportes (PETRAN/UFC) e Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade Luciano Feijão (2021), atuou como Coordenador Geral do Centro Acadêmico Plínio Pompeu, participou como membro dos grupos de estudo Sustentabilidade na Construção Civil e Gerenciamento de Projetos na Construção Civil, foi monitor da disciplina de Materiais da Construção Civil II, estagiou na empresa J. Carlos Engenharia nas áreas de Construção Civil e Infraestrutura de Transportes, além de possuir diversos artigos publicados na área da Engenharia Civil.

Camila Lima Maia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes. Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2016), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2013) e graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2012). Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Infra-Estrutura de Transportes.

Sarah Denise Vasconcelos Bastos, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2016), Mestre (UFC/2018) e atualmente Doutoranda em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN/UFC). Professora da área geotécnica da Universidade de Fortaleza e da Faculdade Luciano Feijão. Experiência em Engenharia Civil, tem ênfase de atuação em geotecnia e infraestrutura rodoviária com diversas pesquisas desenvolvidas nos seguintes segmentos: infraestrutura de pavimentos e estudo de resíduos para aplicação na pavimentação.

Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutor em Engenharia de Transportes (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (PETRAN/UFC). Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (DET/UFC) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência em Transporte Aéreo e Aeroportos, Operação, Manutenção e Reabilitação de Infraestruturas Aeroportuárias, especialmente em pavimentos flexíveis e rígidos de pátios, pistas de taxiamento e de pistas de pouso e decolagem.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Chaves de Sousa, J. L., Maia, C. L., Bastos, S. D. V., & Oliveira, F. H. L. de. (2023). Impacto técnico e de custos das diferenças de classificação funcional de pavimentos rodoviários . Revista Tecnologia, 44, 1–11. https://doi.org/10.5020/23180730.2023.14262

Edição

Seção

Artigos