Monitoria em componentes curriculares de recorte filosófico em Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i3.e13200Palavras-chave:
monitoria, ensino, psicologia, filosofia da psicologia, epistemologiaResumo
O presente trabalho objetiva discutir a importância da monitoria nos cursos de Psicologia, assim como descrever uma experiência inovadora de implantação desse recurso didático-pedagógico em componentes curriculares teórico-filosóficos. Esses componentes estão presentes no primeiro ano do curso, fase marcada pela adaptação dos ingressantes. Portanto, na construção do projeto, foi levado em consideração que os discentes poderiam apresentar adversidades ao entrar em contato com essas temáticas, tais como a complexidade dos debates e nova linguagem acadêmica. A monitoria foi utilizada como ferramenta nas práticas educacionais a fim de ser um facilitador do processo de comunicação de discentes e docentes. O trabalho foi organizado por dois professores de um curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/FACISA), com oferta de quatro bolsas voluntárias, no período de dois anos. O desenvolvimento das atividades visava a minimização das dificuldades dos alunos, bem como incitar e introduzir debates históricos e filosóficos. No decorrer da intervenção, foi possibilitado um ensino-aprendizagem autônomo aos estudantes, propiciando também, a experiência docente aos monitores. Com a conclusão das atividades, a monitoria se consolidou como uma mediação eficaz para obter horizontalidade das relações, com ganhos pedagógicos aos participantes, viabilizando a criação de iniciativas posteriores no estudo de psicologia, epistemologia e outras áreas afins. O atual relato demonstra o quanto práticas análogas podem aprimorar e aperfeiçoar os processos de formação estudantil e profissionalizante nos cursos de Psicologia.Downloads
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