Processo de Avaliação pelos Pares

No processo de Desk Review, as submissões são inicialmente apreciadas e verificadas quanto à sua originalidade e pertinência do tema pela Coordenação Editorial. Nessa etapa verifica-se, também, se o manuscrito está de acordo com as normas para publicação, se contém todos os documentos exigidos e a existência de plágio (por meio do programa Turnitin). Se for considerado como potencialmente publicável pela Revista, ele é encaminhado para avaliação pelos pares em um processo duplo-cego (double blind review), em que o manuscrito é destinado a, no mínimo, dois parecerista externos, selecionados por especialidade e afinidade em relação ao conteúdo temático do trabalho sob apreciação. Ressalta-se que os avaliadores destinados a cada manuscrito não podem ser afiliados à instituição de origem do trabalho, pois a identidade dos autores e consultores deve ser preservada.

Os revisores avaliam a qualidade dos trabalhos de acordo com seu rigor conceitual, relevância acadêmica, originalidade e clareza de exposição. Os possíveis resultados dessa avaliação são: aprovado; aprovado mediante ajustes dos autores; e rejeitado. Aos revisores é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo ou trabalho, apresentar sugestões para reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo. Caso o parecer indique reformulações, todos os trechos deverão ser apontados com indicações claras para posterior avaliação.

Caso haja controvérsias entre os avaliadores na decisão de aprovação ou rejeição do artigo, o editor pode enviar o manuscrito para um terceiro avaliador e tomar a decisão com base nos três pareceres recebidos.

Os revisores têm um prazo de quinze dias corridos, a partir da data de entrega do artigo, para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do(s) editor(es) responsável(is).

Os revisores devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito e declarar-se qualificados ou não para revisar originais específicos.

O formulário de avaliação de manuscritos pode ser acessado aqui.