Dinâmica, topologia e economia na construção de uma metapsicologia da constituição do sujeito

Autores

  • Aline Accioly Sieiro
  • Germano Almeida Faria Fortunato Pereira
  • João Luiz Leitão Paravidini
  • Tassiana Machado Quagliatto

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5379

Palavras-chave:

metapsicologia, constituição do sujeito, diagnóstico diferencial

Resumo

Este trabalho surge do retorno à teoria psicanalítica pelo método de diagnóstica não-toda. Ensejamos nos aproximar do que resiste à teorização, questionando os seus limites para regressar à prática clínica e produzir novas respostas acerca da noção do real na própria teoria da constituição do sujeito. Em termos metapsicológicos, podemos observar três dimensões de construção teórica sobre a constituição do sujeito: (1) as estruturas ontológicas como o Real, o Simbólico e o Imaginário em sua lógica de trançamento – aspecto topológico; (2) as estruturas antropológicas como metáfora paterna, falo e significante em sua perspectiva estrutural – aspecto dinâmico; e (3) a noção de objeto a e as posições discursivas que permitem a passagem entre as estruturas ontológicas e antropológicas – aspecto econômico. Apresentamos as construções dinâmicas e topológicas sobre a constituição do sujeito e questionamos a ausência de trabalhos acerca do aspecto econômico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Accioly Sieiro

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia Clínica e formação Clínica em Psicanálise. É pós-graduada em Psicopedagogia. Mestre em Psicologia Aplicada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Presidente da Haeresis Associação de Psicanálise. Além da experiência clínica, desenvolve projetos e pesquisa nas áreas de Psicanálise Freud-Lacan, Angústia em suas diversas apresentações sintomáticas, Sofrimentos de Gênero, Sexualidade e Corpo.

Germano Almeida Faria Fortunato Pereira

Psicólogo pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), Mestre em Psicologia Aplicada no eixo Psicanálise e Cultura pela mesma universidade (2016), Psicanalista, Trabalhador da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), em específico no Centro de Atenção Psicossocial - álcool e outras drogas (CAPS ad da Prefeitura Municipal de Uberlândia). Interesso-me pelos seguintes eixos e temas: a infância (em especial a detecção de risco de sofrimento psíquico na primeira infância e intervenção à tempo), transmissão em psicanálise, psicopatologia e a escuta psicanalítica, questões de gênero e constituição do sujeito.

João Luiz Leitão Paravidini

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1985), especialização em Curso de Especialização Em Psicanálise pela Universidade Santa Úrsula(1989), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1993), doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas(2002), pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais(2013), pós-doutorado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto(2005), ensino-fundamental-primeiro-graupela Liceu de Humanidades de Campos(1976) e ensino-medio-segundo-graupelo Junipero Serra High School San Diego Califórnia(1979). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia e da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Autismo em crianças - estudo de casos, psicopatologia infantil, Desenvolvimento Mental, Psicanálise Infantil.

Tassiana Machado Quagliatto

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Especialização em Psicologia da Saúde, com ênfase em saúde mental da criança, adolescente e adulto, pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/ EPM (2014 - carga horária: 3.840h). Mestranda em Psicologia Aplicada (Linha de pesquisa: Psicanálise e Cultura) pela Universidade Federal de Uberlândia (previsão de conclusão 2017). Foi Bolsista do Projeto de Ensino em Graduação (PIBEG), financiado pela Universidade Federal de Uberlândia, na área de Psicologia Social. Concluiu os 7 Módulos Fundamentais da Obra de Sigmund Freud, CEEPU, 252 horas. Concluiu Módulos de Aprimoramento sobre Avaliação-Intervenção Psicanalítica Conjunta Pais-Filhos e A Clínica Psicanalítica de Crianças. Iintegra o grupo de pesquisa e extensão em Psicanálise e Saúde Mental Infantil, uma parceria do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia e a Prefeitura Municipal de Uberlândia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e da Saúde, com interesse principalmente nos seguintes temas: Psicanálise e Saúde Mental.

Referências

Bernardino, L. M. F. (2002). O desenvolvimento, a perspectiva estrutural e a psicanálise. Em Bernardino, L. M. F. & Rohenkol, C. M. F. (Org.). O bebê e a modernidade: abordagens teórico-clínicas. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Bernardino, L. M. F. (2006). O tempo da constituição do sujeito. Em Bernardino, L. M. F. (Org.). O que a psicanálise pode ensinar sobre a criança, sujeito em constituição (pp. 43-55). São Paulo: Escuta.

Catão, I. (2009). O bebê nasce pela boca: voz, sujeito e clínica do autismo. São

Paulo: Instituto Langage.

Dunker, C. I. (2010). Por uma Psicopatologia Não-Toda. Seminário sobre a obra de Jacques Lacan, ministrado oralmente no Instituto de Psicologia da USP. São Paulo: IPUSP.

Dunker, C. I. L. (2011). Corporeidade em psicanálise: corpo, carne e organismo. Em A pele como litoral: fenômeno psicossomático e psicanálise. São Paulo: Annablume.

Dunker, C. I. L. & Kyrillos Neto, F. (2011). A psicopatologia no limiar entre psicanálise e psiquiatria: estudo comparativo sobre o DSM. Vínculo, Revista do NESME.

Jerusalinsky, A. N. (2002). O nascimento do ser falante. Em Bernardino, L. M. F & Rohenkohl, C. M. F. (Org.). O bebê e a modernidade: abordagens teórico-clínicas. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Jerusalinsky, J. (2002). Enquanto o futuro não vem: A psicanálise na clínica interdisciplinar com bebês. Salvador: Ágalma.

Kupfer, M. C. M.; Jerusalinsky, A. N.; Bernardino, L. M. F.; Wanderley, D. & Rocha, P. S. B. et al. (2009). Valor preditivo de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil: um estudo a partir da teoria psicanalítica. Latin American Journal of Fundamental Psychopathology Online, 6(1), (pp.48-68). Acessado em 12/02/2015, às 14:59 no endereço: http://www.psicopatologiafundamental.org/uploads/files/latin_american/v6_n1/valor_preditivo_de_indicadores_clinicos_de_risco_para_o_desenvolvimento_infantil.pdf

Lacan, J. (1985). O Seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da

psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Lacan, J. (1998a). O tempo lógico e a asserção da certeza antecipada. Em Lacan, J. Escritos (pp. 197-213). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor

Lacan, J. (1998b). O estádio do espelho como formador da função do Eu. Em Lacan, J. Escritos (pp. 96-103). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Laznik, M. C. (2000). A voz como primeiro objeto da pulsão oral. Estilos da Clínica. Revista sobre a infância com problemas, 5(8).

Laznik, M. C. (2004). A voz da sereia: O autismo e os impasses na constituição do sujeito. Salvador: Álgama.

Mariotto, R. M. M & Medeiros, M. S. (2006). O tempo da constituição do sujeito. Em Bernardino, L. M. F. (Org.). O que a psicanálise pode ensinar sobre a criança, sujeito em constituição (pp. 43-55). São Paulo: Escuta.

Pesaro, M. E. (2010) Alcance e limites teórico-metodológicos da Pesquisa multicêntrica de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil. Tese de Doutorado. Curso de Pós- Graduação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Vorcaro, A. M. R. (1999). Crianças na psicanálise: clínica, instituição, laço social. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Vorcaro, A. M. R. (2004). A criança na clínica psicanalítica. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Vorcaro, A. M. R. (2008). Desastre e acontecimento na estrutura. Recuperado em educacaosemhomofobia.files.wordpress.com/2009/03/desenvolvimento-psicossocial-da-identidade-nuh-ufmg-angela-vorcaro.

Downloads

Publicado

15.12.2017

Como Citar

Sieiro, A. A., Pereira, G. A. F. F., Paravidini, J. L. L., & Quagliatto, T. M. (2017). Dinâmica, topologia e economia na construção de uma metapsicologia da constituição do sujeito. Revista Subjetividades, 17(2), 32–40. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5379

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)