Significados, motivações e sinais do comportamento suicida na adolescência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i3.e13309

Palavras-chave:

Comportamento suicida; Significados; Sinais; Suicídio; Adolescentes.

Resumo

Este estudo qualitativo teve por objetivo compreender os significados, as motivações e os sinais atribuídos ao comportamento suicida, na perspectiva de estudantes do ensino médio de escola pública da Região Sul do Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se a Técnica de Grupo Focal. A organização e análise dos dados sustentaram-se na Grounded Theory, com o auxílio do software Atlas.ti 8.4.15. A construção dos significados e das motivações para o comportamento suicida, decorre das experiências familiares, escolares, de amigos, mídia e redes sociais digitais. Os sinais relacionados com o comportamento suicida foram: isolamento, deixar de fazer hobbies, baixa autoestima, desmotivação e silêncio, falar muito sobre o assunto, automutilação, pensamento negativo e comportamentos estranhos. Os resultados evidenciaram que o reconhecimento dos sinais é atravessado pelos significados e as motivações que são atribuídos ao comportamento suicida e se fundamentam na construção social-histórica-relacional.

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Biografia do Autor

Katia Santos, UNIDAVI - Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil

Psicóloga Clínica. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutora e Mestra em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC).

Scheila Krenkel, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Psicóloga Clínica. Doutora e Pós-Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Caroline Boaventura Czelusniak, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Psicóloga. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Saúde da Família

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Publicado

12.12.2023

Como Citar

Santos, K., Moré, C. L. O. O., Krenkel, S., & Czelusniak, C. B. (2023). Significados, motivações e sinais do comportamento suicida na adolescência. Revista Subjetividades, 23(3), 1–14. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i3.e13309

Edição

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