Violência familiar: Atendimento psicológico on-line durante a pandemia por covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i2.e14001Palavras-chave:
Terapia on-line, Violência familiar, Covid-19, PandemiaResumo
O objetivo desta pesquisa quantitativa foi caracterizar a demanda de violência familiar, no atendimento psicológico on-line, durante a Pandemia por Covid-19, na perspectiva de psicólogas(os) clínicas(os), do estado de Santa Catarina. Participaram 50 psicólogas(os) clínicas(os), que responderam um questionário on-line, através do Google Forms. Para análise dos dados, foram utilizadas análises de estatística descritiva e inferencial. Em termos de resultados, observou-se que dentre as(os) clientes que sofreram violência, houve predomínio de mulheres e adolescentes do gênero feminino. As principais violências relatadas foram a psicológica, auto infligida e física, praticadas, sobretudo, pelo marido, companheiro, pai, mãe ou pela(o) própria(o) cliente. Setores da rede de proteção e garantia de direitos foram pouco procurados pelas(os) profissionais (n = 6). Em relação às dificuldades ou facilidades no manejo clínico a casos de violência, 21 participantes consideraram mais difícil atender situações de violência na modalidade on-line do que presencial e mais da metade respondeu se sentir sensibilizada(o) ao atender essas situações. Este estudo possibilitou conhecer características do atendimento psicológico on-line a demandas de violência familiar, na prática clínica privada, frente ao cenário de pandemia, tema ainda pouco visibilizado em estudos nacionais empíricos.
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