Monitoria em componentes curriculares de recorte filosófico em Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i3.e13200

Palavras-chave:

monitoria, ensino, psicologia, filosofia da psicologia, epistemologia

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir a importância da monitoria nos cursos de Psicologia, assim como descrever uma experiência inovadora de implantação desse recurso didático-pedagógico em componentes curriculares teórico-filosóficos. Esses componentes estão presentes no primeiro ano do curso, fase marcada pela adaptação dos ingressantes. Portanto, na construção do projeto, foi levado em consideração que os discentes poderiam apresentar adversidades ao entrar em contato com essas temáticas, tais como a complexidade dos debates e nova linguagem acadêmica. A monitoria foi utilizada como ferramenta nas práticas educacionais a fim de ser um facilitador do processo de comunicação de discentes e docentes. O trabalho foi organizado por dois professores de um curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/FACISA), com oferta de quatro bolsas voluntárias, no período de dois anos. O desenvolvimento das atividades visava a minimização das dificuldades dos alunos, bem como incitar e introduzir debates históricos e filosóficos. No decorrer da intervenção, foi possibilitado um ensino-aprendizagem autônomo aos estudantes, propiciando também, a experiência docente aos monitores. Com a conclusão das atividades, a monitoria se consolidou como uma mediação eficaz para obter horizontalidade das relações, com ganhos pedagógicos aos participantes, viabilizando a criação de iniciativas posteriores no estudo de psicologia, epistemologia e outras áreas afins. O atual relato demonstra o quanto práticas análogas podem aprimorar e aperfeiçoar os processos de formação estudantil e profissionalizante nos cursos de Psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo de Sousa Seixas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor adjunto do Departamento de Psicologia da mesma universidade. Membro da coordenação do Grupo de Pesquisas Marxismo & Educação (GPME) e do Núcleo de Estudos e Práticas em Marxismo, Ciência, Psicologia e Educação (EMANCIPE).

Sergio Eduardo de Lima Prudente, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil

Psicanalista, professor adjunto do curso de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/FACISA).

Gilsivan Castro de Mendonça Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil

Psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/FACISA). Atualmente trabalhando no Sistema Único de Assistência Social.

Marina Ayara Nogueira Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/FACISA). Atualmente trabalhando no Sistema Único de Assistência Social.

Referências

Bonfá-Araujo, B. & Farias, E. L. (2020). Avaliação psicológica: A monitoria como estratégia de ensino-aprendizagem.

Psicologia Escolar e Educacional, 24(53), 1-3. https://doi.org/10.1590/2175-35392020208998

Castañon, G. A. (2009). Psicologia como ciência moderna: Vetos históricos e status atual. Temas em Psicologia, 17(1), 21-36. https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751433004.pdf

Conselho Federal de Psicologia [CFP]. (2005). Código de Ética Profissional do Psicólogo. https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf

Freitas, M., & Pereira, E. R. (2018). O diário de campo e suas possibilidades. Quaderns de Psicologia, 20(3), 235-244. https://doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1461

Frison, L. M. B. (2016). Monitoria: Uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, 27(1), 133–153. https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908

Fontes, F. F., & Falcão, J. T. R. (2015). A psicologia teórica e filosófica como uma área de pesquisa acadêmica. Psicologia em Pesquisa, 9(1), 72-79. https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23324

Guareschi, N. M. F., Wendt, G. W., & Dhein, G. (2011). As atividades de pesquisa, extensão e monitoria na formação em psicologia. Avaliação Psicológica, 10(3), 387-403. https://www.redalyc.org/pdf/3350/335027287009.pdf

Holanda, A. F. O. (2019). O que é psicologia? Dilemas epistemológicos e repercussões contemporâneas. Revista de Psicologia, 10(1), 8-20. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8085877

Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Mano, G. C. M., & Carlos, S. A. (2010). Prática de monitoria e construção de território. Psico, 41(4), 473-478. https://

revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/6978

Miotto, M. L. (2018). A psicologia entre o ‘longo passado’ e a ‘curta história’. Revista Dissertatio de Filosofia, 47, 95-134. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dissertatio/article/view/9996

Moura, G. C., Rabelo, I. D. M., Rabelo, I. D. M., Santos, A. M. R., Santos, A. M. R., Cattaruzza, M. N., & Cattaruzza, M. N.

(2017). Monitoria em Psicologia: Uma experiência acadêmica. Caderno De Graduação - Ciências Humanas e Sociais,

(3), 157-168. https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/3570

Nascimento, F. B., & Barletta, J. B. (2011). O olhar do docente sobre a monitoria como instrumento de preparação para a função de professor. Revista Cereus, 3(1). http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/57

Natário, E. G., & Santos, A. A. A. (2010). Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia, 27(3), 355-364. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300007

Resolução n. 597, de 13 de setembro de 2018. (2018). Dispõe sobre as recomendações do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Psicologia. Ministério da Saúde. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso597.pdf

Russell, B. (2008). Os problemas da filosofia. Edições 70.

Silva Filho, R. L. L., Motejunas, P. R., Hipólito, O., & Lobo, M. B. C. M. (2007). A evasão no ensino superior brasileiro.

Cadernos de Pesquisa, 37(132), 641-659. https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300007

Silveira, L. (2018). A psicologia é sua própria crise? Sobre o sentido epistemológico da presença da filosofia no cerne da psicologia moderna. Fractal: Revista de Psicologia, 30(1), 12-21. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i1/1454

Sousa-Santos, B. (1987). Um discurso sobre a ciência. Cortez.

Souza, F. M. S., & Barboza, L. C. (2014). A prática de monitoria no ensino de psicologia: Ciência e profissão. Interbio, 8(1),17-23. https://silo.tips/download/a-pratica-de-monitoria-no-ensino-de-psicologia-ciencia-e-profissao-the-practice

Souza, F. M. S., & Gomide, L. B. (2014). Experiência de monitoria no ensino de psicologia da aprendizagem. Revista on Line de Extensão e Cultura - RealizAção, 1(1), 67–78. https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/2184

Souza, M. P. R., Bastos, A. V., & Barbosa, D. R. (2011). Formação básica e profissional do psicólogo: Análise do desempenho dos estudantes no ENADE-2006. Avaliação Psicológica, 10(3), 295-312. https://www.redalyc.org/pdf/3350/335027287005.pdf

Souza, P. R. A. (2009). A importância da monitoria na formação de futuros professores universitários. Âmbito Jurídico, 61,1-8. https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-61/a-importancia-da-monitoria-na-formacao-de-futuros-professoresuniversitarios/

Souza, R. O., & Gomes, A. R. (2015). A eficácia da monitoria no processo de aprendizagem visando a permanência do aluno na IES. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 1(2), 230-238. http://reinpec.cc/index.php/reinpec/article/view/91

Teixeira, M. A. P., Dias, A. C. G., Wottrich, S. H., & Oliveira, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros.

Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), 185-202. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100013

Zaccarelli, L. M., & Godoy, A. S. (2010). Perspectivas do uso de diários nas pesquisas em organizações. Cadernos EBAPE. BR, 8(3), 550-563. https://doi.org/10.1590/S1679-39512010000300011

Downloads

Publicado

10.10.2023

Como Citar

Seixas, P. de S., Prudente, S. E. de L., Mendonça Junior, G. C. de, & Gomes, M. A. N. (2023). Monitoria em componentes curriculares de recorte filosófico em Psicologia. Revista Subjetividades, 23(3), 1–11. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i3.e13200

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)