A Migração no Ciclo Vital de Famílias Migrantes: Uma Revisão Integrativa Latino-Americana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i2.e12940

Palavras-chave:

família, migração internacional, ciclo vital, revisão integrativa.

Resumo

Objetivou-se neste artigo realizar uma revisão integrativa visando caracterizar as repercussões da migração internacional no ciclo vital de famílias migrantes residentes em países da América Latina. No levantamento nas bases de dados (Scopus; PsycINFO; Web of Science; Lilacs e Medline) utilizou-se a combinação das palavras-chaves “família”, “migração”, “ciclo vital” e seus correspondentes em inglês e espanhol, no período de 2015 a 2020. Dos 3.128 artigos localizados, 9 responderam aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. A organização e análise dos dados deu-se a partir da análise de conteúdo, com auxílio do software qualitativo Atlas.ti, versão 9.0.7. Os resultados evidenciaram escassez de estudos na interface temática de família, migração, ciclo vital e desenvolvimento; que o processo migratório repercute na família migrante, desde o processo de tomada de decisão pela migração à reorganização da dinâmica familiar, sofrendo o atravessamento das questões de gênero e geração; e, observou-se a feminização nos processos migratórios. Constatou-se a necessidade de estudos que aprofundem e explicitem as transformações ciclo vital familiar enquanto contexto de desenvolvimento de indivíduos e famílias, à luz do processo migratório.

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Biografia do Autor

Ana Paula Risson, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Psicóloga; Doutora em Psicologia (Linha de concentração: Saúde e contextos de desenvolvimento psicológico), pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Mestra em Ciências da Saúde (Linha de concentração: Formação e Trabalho em Saúde), pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Possui Formação Plena em Terapia Relacional Sistêmica, no Familiare - Instituto Sistêmico. Possui experiência como Professora Universitária (em cursos de graduação e pós-graduação), Professora Conteudista (em cursos de graduação e pós-graduação) e Psicóloga (no contexto clínico e social).

Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

rofessora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Psicologia pela Universidade de Federal de Santa Catarina - UFSC, com especialização em Psicodrama Terapêutico pelo Instituo Sedes Sapientae de São Paulo. Tem Mestrado e Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica), pela PUC-SP, com estágio Sandwich na Universidade de Los Angeles ? (Programa de Doutorado em Família) e no Mental Research Institute. California-EU. Pós-Doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona, no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social. Pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa- Portugal. Docente do Programa de Pós-Graduação e e do Curso de Psicologia na UFSC. 

Lídia Mariane Kácser, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduada pelo curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, realiza Licenciatura no mesmo curso e é estagiária no NUAPE/FAED/UDESC (Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil). Possui experiência de atuação com gênero, sexualidade e violências, Acompanhamento Terapêutico (AT) e clínica ampliada, e práticas grupais. Áreas de interesse: estudos de gênero e da deficiência, teoria queer e crip, Psicologia Social Comunitária, imigração, arte, saúde mental e luta antimanicomial. 

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Publicado

20.06.2023

Como Citar

Risson, A. P., Moré, C. L. O. O., & Kácser, L. M. (2023). A Migração no Ciclo Vital de Famílias Migrantes: Uma Revisão Integrativa Latino-Americana . Revista Subjetividades, 23(2), 1–15. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i2.e12940

Edição

Seção

Dossiê: Psicologia do Desenvolvimento no Brasil

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