Alfabetização numa Perspectiva da Educação Libertadora

Autores

  • Maria do Socorro Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.2.%25p

Resumo

O estudo aborda algumas concepções de alfabetização: acadêmica, utilitarista, cognitiva, romântica e libertadora., dando ênfase à alfabetização de adultos inserida no contexto da educação popular. É tomado como ponto de referência o pensamento do educador brasileiro Paulo Freire sobre a alfabetização libertadora que abre espaço para o estudo da realidade e desenvolvimento da consciência crítica. O processo de alfabetização é concebido como um fenômeno político e implica nas duas unidades dialéticas da praxes humana: reflexão e ação. A leitura do mundo precede à leitura da palavra, conduzindo os(as) alfabetizandos(as) à compreensão crítica de que eles(as) são capazes de atuar sobre sua realidade, a partir de situações concretas, tornando-se sujeitos de sua aprendizagem e de sua história, transformando a realidade social e reconstruindo o mundo. A realidade brasileira atual sofre transformações bruscas ocasionadas pela implantação do modelo Neoliberal que vem se concretizando através do processo de globalização da economia e privatização das empresas estatais, aumentando as desigualdades e a exclusão social, o que necessita dos educadores, uma reflexão profunda, no sentido de encontrar uma forma inteligente de ajudar a reverter este quadro, assumindo assim, seu profissionalismo com responsabilidade, competência e compromisso. Palavras-chave: Alfabetização Libertadora; Reflexão-ação; Leitura do Mundo; Leitura da Palavra; Transformação da Realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Vasconcelos

Socorro Vasconcelos é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Valladolid, Espanha. Professora da Universidade de Fortaleza.

Publicado

2010-02-03

Como Citar

Vasconcelos, M. do S. (2010). Alfabetização numa Perspectiva da Educação Libertadora. Revista De Humanidades (Descontinuada), 17(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.2.%p

Edição

Seção

Artigos