Desenvolvimento/aquisição de potencialidades cognitivas em australopithecus

Autores/as

  • Jaílson Bonatti

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.290-294

Palabras clave:

Educação, Cultura, Evolução, Histórico. Afetivo.

Resumen

O presente artigo trata de uma investigação bibliográfica sobre evolução humana no desenvolvimento e aquisição de potenciais cognitivos no gênero Australopithecus da família dos hominídeos. O objetivo deste estudo é analisar a desabituação de modos de vida do gênero Australophitecus, bem como compreender esse fator na aquisição de potencialidades cognitivas que permitissem um sucesso adaptativo e evolutivo aos hominídeos. O estudo possibilita observar a desabituação provida por estímulos ambientais enquanto fator fundamental que organizou o complexo evolutivo dos hominídeos. Em algum ponto da evolução do gênero A., houve um processo que gerou a desabituação de habilidades anatômicas (podemos citar a transição da vida arborícola para uma vida terrícola em espaço aberto), favorecendo o uso de algum potencial anatômico, como o desenvolvimento e adaptação dos membros inferiores e um aumento significativo do volume cerebral. Os fatores analisados aqui foram fundamentais para a evolução no que diz respeito às funções de aquisição/desenvolvimento de potencialidades cognitivas no gênero Australopithecus. O estudo desses fatores contribui para o entendimento da evolução humana principalmente o que está ligado à área da compreensão das habilidades cognitivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaílson Bonatti

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Frederico Westphalen. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/ Capes), subárea ciências biológicas. Também é bolsista do Programa de Pesquisa URI/MEMÓRIA. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação (GPE) do Mestrado em Educação da URI/FW. Principais áreas de interesse e investigação: educação latinoamericana, epistemologia da America Latina, descolonialidade do saber.

Publicado

2018-02-02

Cómo citar

Bonatti, J. (2018). Desenvolvimento/aquisição de potencialidades cognitivas em australopithecus. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(2), 290–294. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.290-294

Número

Sección

Artigos