O uso de figuras retóricas na propaganda política

Autores/as

  • Sérgio Roberto Trein

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2005.20.2.%25p

Resumen

O objetivo deste artigo é o de interpretar e compreender o uso de figuras retóricas, na propaganda política, e verificar de que forma a utilização destes elementos simbólicos tornou-se um instrumento de convencimento persuasivo, com vistas a mudanças de comportamento no eleitorado. Com base na Hermenêutica de Profundidade, proposta por John B. Thompson, e com o aporte de categorias importantes, como a propaganda política, a comunicação persuasiva e a retórica, fez-se uma análise do último spot político do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, veiculado na televisão, no segundo turno, no último dia do horário gratuito de propaganda eleitoral, em 2002. Palavras-chave: Propaganda política. Persuasão. Retórica.

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Biografía del autor/a

Sérgio Roberto Trein

Publicitário, com atuação em marketing político. Professor do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (RS). Trabalhou em agências de marketing político, como Duda Mendonça e Pública Comunicação. Atualmente, presta consultoria em campanhas eleitorais. Autor de artigos na PUCRS; na Intercom, em Belo Horizonte; na Felafacs, em Porto Rico; na Lusocom, em Portugal; na Folkcomunicação, em Lajeado (RS); na Universidade Católica de Pelotas; e na Universidade Metodista de São Paulo.

Publicado

2010-02-01

Cómo citar

Trein, S. R. (2010). O uso de figuras retóricas na propaganda política. Revista De Humanidades (Descontinuada), 20(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2005.20.2.%p

Número

Sección

Artigos