Apontamentos para uma filosofia de ensino da língua materna

Authors

  • José Carlos de Azeredo

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.1.9-22

Keywords:

Língua. Ensino. Leitura.

Abstract

A maioria dos educadores compartilha a opinião de que o sucesso de qualquer projeto pedagógico depende essencialmente de que os estudantes sejam capazes de ler e escrever com razoável destreza. Esta competência deve ser cultivada ao longo de toda a vida escolar e pode ser contínua e eficientemente estendida por meio da reflexão sobre a natureza simbólica da linguagem e do debate sobre as relações entre a construção dos textos e seus objetivos comunicativos. O presente artigo ratifica este ponto de vista e ilustra uma abordagem do texto destinada a mostrar como a linguagem constrói a significação no diálogo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Carlos de Azeredo

Professor associado (UERJ/CNPq/FAPERJ).

Published

2013-01-30

How to Cite

Azeredo, J. C. de. (2013). Apontamentos para uma filosofia de ensino da língua materna. Revista De Humanidades (Descontinuada), 28(1), 9–22. https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.1.9-22

Issue

Section

Artigos