Carreiras em deslocamento: considerações a partir de uma etnografia de professoras de balé clássico
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.204-213Palavras-chave:
Carreiras. Deslocamentos. Balé clássico. Professoras. Etnografia.Resumo
Este artigo, de natureza antropológica, tem como objetivo analisar carreiras de professoras de balé clássico que trabalham em academias de dança de Niterói (RJ). Com base em entrevistas com professoras e observação participante em aulas de balé clássico, são tecidas considerações acerca de seis carreiras que se encontram em variados estágios, com ênfase em processos de deslocamentos, rupturas e possibilidades de metamorfose. O material de campo, de cunho etnográfico, aponta para tensões entre prazer e dinheiro, o que é analisado à luz da relação entre projetos e campo de possibilidades (VELHO, 2003), e da “inarredável tensão entre iluminismo e romantismo” (DUARTE, 2006). O foco nas carreiras consiste em um diferencial em relação às pesquisas do balé clássico encontradas no âmbito da antropologia, que, em sua maioria, tiveram por principal interesse o corpo e a dança em si.Downloads
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Publicado
2018-02-02
Como Citar
Abreu, F. F. de. (2018). Carreiras em deslocamento: considerações a partir de uma etnografia de professoras de balé clássico. Revista De Humanidades, 32(2), 204–213. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.204-213
Edição
Seção
Artigos