Carreiras em deslocamento: considerações a partir de uma etnografia de professoras de balé clássico

Autores

  • Fernanda Ferreira de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.204-213

Palavras-chave:

Carreiras. Deslocamentos. Balé clássico. Professoras. Etnografia.

Resumo

Este artigo, de natureza antropológica, tem como objetivo analisar carreiras de professoras de balé clássico que trabalham em academias de dança de Niterói (RJ). Com base em entrevistas com professoras e observação participante em aulas de balé clássico, são tecidas considerações acerca de seis carreiras que se encontram em variados estágios, com ênfase em processos de deslocamentos, rupturas e possibilidades de metamorfose. O material de campo, de cunho etnográfico, aponta para tensões entre prazer e dinheiro, o que é analisado à luz da relação entre projetos e campo de possibilidades (VELHO, 2003), e da “inarredável tensão entre iluminismo e romantismo” (DUARTE, 2006). O foco nas carreiras consiste em um diferencial em relação às pesquisas do balé clássico encontradas no âmbito da antropologia, que, em sua maioria, tiveram por principal interesse o corpo e a dança em si.

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Biografia do Autor

Fernanda Ferreira de Abreu

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2018-02-02

Como Citar

Abreu, F. F. de. (2018). Carreiras em deslocamento: considerações a partir de uma etnografia de professoras de balé clássico. Revista De Humanidades, 32(2), 204–213. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.204-213

Edição

Seção

Artigos