Grupo de estudo em TV pública: a experiência da construção de uma proposta de atividade extracurricular em um curso de jornalismo

Autores

  • Alberto Magno Perdigão Silveira
  • Wagner Mendes Crispim

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.231-247

Palavras-chave:

Grupo de estudo. TV pública. Curso de jornalismo. Netnografia.

Resumo

Este artigo relata a experiência inovadora da instalação de um grupo de estudo dedicado ao tema da TV pública e seus primeiros meses de funcionamento, no curso de jornalismo da Universidade de Fortaleza, no Ceará, desenvolvida por um professor de Princípios e Técnicas de Telejornalismo I e pelo aluno-monitor da disciplina. Apresenta a pesquisa como possível trajeto para a elaboração de uma proposta de atividade extracurricular e de iniciação científica, que compense a ausência de temas como a comunicação pública e a TV pública no currículo do referido curso. Aborda a escolha da pesquisa qualitativa com métodos etnográficos e netnográficos. E, ao final, baseia-se na vivência, para oferecer à discussão algumas possíveis pistas metodológicas que talvez ajudem na adaptação do modelo em outras universidades interessadas no preenchimento da citada lacuna curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Magno Perdigão Silveira

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade, com pesquisa na área da comunicação pública e ênfase na TV pública, professor de jornalismo do Centro de Ciências da Gestão e Comunicação da Universidade de Fortaleza, onde coordena o Grupo de Estudo em TV Pública.

Wagner Mendes Crispim

Aluno-monitor da disciplina Princípios e Técnicas de Telejornalismo I do curso de jornalismo do Centro de Ciências da Gestão e Comunicação da Universidade de Fortaleza, integrante do Grupo de Estudo em TV Pública.

Downloads

Publicado

2017-05-09

Como Citar

Perdigão Silveira, A. M., & Mendes Crispim, W. (2017). Grupo de estudo em TV pública: a experiência da construção de uma proposta de atividade extracurricular em um curso de jornalismo. Revista De Humanidades (Descontinuada), 28(2), 231–247. https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.231-247

Edição

Seção

Artigos