Avaliando a educação e a formação do profissional contábile as respectivas exigências curriculares contemporâneas

Autores

  • Gleuba Regina Lopes Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2005.20.2.%25p

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise crítica quanto à adequação dos currículos do curso de Ciências Contábeis, ofertados por cinco Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no município de Fortaleza, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Essa análise é condição relevante para se pensar a educação e a formação do profissional contábil na contemporaneidade. O texto traz, inicialmente, a relação da autora com o tema, o despertar de seu interesse por esse estudo e as exigências profissionais atuais. Em seguida, serão abordados: o para quê pesquisar o assunto, o significado de pesquisa na formação profissional e a metodologia de pesquisa escolhida. Por fim, a pesquisa proporcionou uma discussão dos resultados que revelasse a distância existente entre o perfil real e ideal do profissional contábil, buscando evidenciar o papel de destaque dos discentes na sua própria formação. Palavras-chave: Educação. Formação Continuada. Avaliação Curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleuba Regina Lopes Rodrigues

Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú.Supervisora Escolar da Rede Pública Municipal.Membro do Grupo de Estudo Pesquisa e Ação Pedagógica.

Publicado

2010-02-01

Como Citar

Lopes Rodrigues, G. R. (2010). Avaliando a educação e a formação do profissional contábile as respectivas exigências curriculares contemporâneas. Revista De Humanidades (Descontinuada), 20(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2005.20.2.%p

Edição

Seção

Artigos