Obstáculos epistemológicos no processo de ensino jurídico
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.2.%25pResumo
A importância do tema “Obstáculos epistemológicos no processo de ensino do Direito” deve-se, primeiramente, à grande expansão de faculdades de Direito que ocorre no Brasil e, em conseqüência, à urgência de que se observem maneiras mais eficientes de transmissão dos conhecimentos jurídicos, de forma a que se possam formar verdadeiros juristas; depois, a, cada vez mais comum, existência de estudantes que buscam, nos bancos das faculdades, uma segunda graduação, de maneira a que estes “veteranos”, ainda que tragam os conhecimentos empíricos do direito, não tornem estes saberes um empecilho à sua busca de novos conhecimentos. Procedeu-se a este artigo, dividindo-o em três etapas. De início apresenta-se, de forma sucinta, a epistemologia de Gaston Bachelard, trazendo-se os conceitos necessários ao entendimento pelo leitor da matéria aqui tratada; em seguida, apresentam-se diversos obstáculos epistemológicos, identificados por Bachelard, que contribuem negativamente no progresso do conhecimento; e, finalmente, sugerem-se formas de superação dos obstáculos que entravam o conhecimento jurídico, alertando os professores desta área, no sentido de procurarem conhecer melhor os seus alunos, de maneira a identificar os obstáculos existentes em sua sala de aula, superá-los e proporcionar aos seus orientandos o verdadeiro conhecimento jurídico. Palavras-chave: Epistemologia. Bachelard. Obstáculo epistemológico. Processo de ensino de DireitoDownloads
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Publicado
2009-12-16
Como Citar
Leite Sampaio, F. A. (2009). Obstáculos epistemológicos no processo de ensino jurídico. Revista De Humanidades, 23(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.2.%p
Edição
Seção
Artigos