A formação do professor na escola, no meio do redemoinho... ou reflexões acerca da prática docente instituinte.

Autores

  • Grace Troccoli Vitorino Universidade de Fortaleza , Unifor

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2008.433

Resumo

O presente artigo propõe-se a uma reflexão teórico-prática acerca da atividade docente. Nesses termos, foca-se na formação de professores que nos conduz, quase sempre, à necessidade de diálogo com outras formas de conhecimento. Assim, parte-se do pressuposto, já consolidado no espaço acadêmico, de que há variadas formas de abordagem do real, da realidade, dos fatos socialmente produzidos por nós, os sujeitos históricos. Os homens produzem saberes de diversas ordens, entre eles, o saber filosófico; o religioso; o estético; o científico, bem como o saber docente. Por fim, conclui-se que toda essa travessia para a formação do professor se dá num contexto social de múltiplas determinações em que se vão configurando práticas docentes instituintes que possam transcender o instituído no real da escola. Palavras-chave: Prática Docente. Formação do Professor. Escola. Reprodução e Produção de Saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grace Troccoli Vitorino, Universidade de Fortaleza , Unifor

Professora Doutora do Centro de Ciências Humanas - CCH da Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Downloads

Publicado

2009-12-16

Como Citar

Vitorino, G. T. (2009). A formação do professor na escola, no meio do redemoinho. ou reflexões acerca da prática docente instituinte. Revista De Humanidades, 23(2), 120–123. https://doi.org/10.5020/23180714.2008.433

Edição

Seção

Artigos