Escolarização - Instrumento de inclusão social de pessoas em cumprimento de penas alternativas em Fortaleza

Autores

  • Elton Alves Gurgel
  • Érica Souto de Abreu Brilhante
  • Daniel Welton Arruda Cabral
  • Júlia Maria Rodrigues Pinto Lima

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.2.%25p

Palavras-chave:

Penas Alternativas. Inclusão Social. Escolarização. Psicologia Jurídica.

Resumo

O presente artigo versa sobre o Projeto de Escolarização voltado para pessoas em cumprimento de penas, acompanhadas pela Vara de Execução de Penas Alternativas de Fortaleza (VEPA), através de convênio entre a referida Unidade Judiciária e a Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará. Para tanto, serão definidas as Penas Restritivas de Direitos (PRDs), com a caracterização psicossocial dos beneficiários dessa intervenção, seguida de uma discussão sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos no processo de inclusão social. A difícil condição de empregabilidade e o consumo de substâncias psicoativas por parte dos beneficiários será objeto de uma reflexão que se utilizará tanto da experiência de profissionais da VEPA, como dos membros da Liga de Direitos Humanos (NUCEPEC-UFC), apontando-se a necessidade de ações criativas a serem implementadas, ora através dos próprios profissionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire, locus do Projeto de Escolarização, ora através de parceiros da Rede Social. Após a trajetória de seis anos do Projeto, apresentar-se-á a realização da Conferência Livre: “Penas Alternativas – Construindo uma Política Nacional de Segurança Pública com Cidadania”, ocorrida em abril de 2009, que, objetivando colaborar na formulação de políticas públicas a serem definidas na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, também tornou evidente a capacidade crítica e propositiva dos cumpridores de PRDs. A necessidade de se firmar parcerias entre a VEPA e os executores de políticas sociais, com foco na autonomia e no respeito mútuo entre estes agentes públicos é enfatizada como imprescindível para a almejada inclusão social no cumprimento de penas.

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Biografia do Autor

Elton Alves Gurgel

Psicólogo da Vara de Execução de Penas Alternativas de Fortaleza, especialista em Avaliação Psicológica (UFC), professor da Universidade de Fortaleza das disciplinas de Psicologia Jurídica e Social.

Érica Souto de Abreu Brilhante

Licenciada em Letras (UECE), especialista em Psicopedagia (UECE), estagiária da Vara de Execução de Penas Alternativas de Fortaleza, estudante de graduação em Psicologia (UNIFOR). Email:ericabrilhante@ uol.com.br

Daniel Welton Arruda Cabral

Estudante de graduação em Psicologia (UNIFOR), membro da Liga de Direitos Humanos – NUCEPEC (UFC). Email: daniel_welton@hotmail.com

Júlia Maria Rodrigues Pinto Lima

Estudante de graduação em Psicologia (UNIFOR), membro da Liga de Direitos Humanos – NUCEPEC (UFC). Email: julialima@edu.unifor.br

Publicado

2010-11-05

Como Citar

Alves Gurgel, E., Souto de Abreu Brilhante, Érica, Welton Arruda Cabral, D., & Maria Rodrigues Pinto Lima, J. (2010). Escolarização - Instrumento de inclusão social de pessoas em cumprimento de penas alternativas em Fortaleza. Revista De Humanidades (Descontinuada), 24(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.2.%p

Edição

Seção

Artigos