Configurações audiométricas em saúde ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.5020/679Palavras-chave:
audição, ruído, saúde ocupacionalResumo
A presente pesquisa foi realizada no Serviço Social das Indústrias (SESI - CE), com o objetivo de verificar a prevalência de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) em 50 trabalhadores, entre 25 e 70 anos de idade, expostos a ruído acima de 85dB, durante um período de 3 a 35 anos de trabalho. Os dados foram obtidos através de uma pesquisa descritiva, transversal e quantitativa, com a análise do exame de 100 orelhas (50 audiometrias) com perda auditiva neurossensorial bilateral simétrica de diferentes graus baseada nos seguintes critérios: Clínico, INSS, Merluzzi e Ferreira Júnior. Os resultados obtidos foram: todos os trabalhadores apresentaram PAIR de acordo com o critério clínico, enquanto nenhum indivíduo apresentou PAIR segundo o INSS, pois este último critério não contempla as pessoas que possuem perda somente nas freqüências agudas. Segundo o critério de Merluzzi, ocorreu maior incidência de PAIR nas 50 orelhas direitas (54%) comparadas as 50 orelhas esquerdas (48%), enquanto em Ferreira Júnior não houve diferença na incidência de PAIR entre ambas as orelhas, pois tiveram o mesmo percentual de 56% cada uma. Do exposto acima, percebe-se a necessidade de se criar uma padronização na classificação da PAIR, para que seja esclarecido o verdadeiro prejuízo que o ruído causa ao indivíduo a ele exposto.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.