Fatores de risco para a síndrome hipertensiva específica da gravidez
DOI:
https://doi.org/10.5020/366Palavras-chave:
Hipertensão, Cuidado Pré-Natal, Atenção Primária à Saúde, Hipertensão Induzida pela Gravidez.Resumo
Objetivo: Identificar os fatores de risco da Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação (SHEG) em gestantes acompanhadas em núcleo de atenção médica integrada. Método: Estudo exploratório-descritivo realizado com 100 gestantes acompanhadas no ambulatório de pré-natal do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em Fortaleza-CE, independentemente de idade, estado civil e renda familiar. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada, entre março e abril de 2008, organizados em tabelas e analisados com base na literatura pertinente. Resultados: A amostra pesquisada tinha idade entre 17 a 31 anos, cor parda, união estável, renda familiar de 1 a 2 salários mínimos, ensino fundamental; eram prendas do lar, seguiam o catolicismo e habitavam moradia própria. Houve o predomínio da multigestação, da primiparidade e do abortamento na faixa etária de 17 a 21 anos. As gestantes apresentavam os fatores de risco da SHEG - idades extremas; multiparidade; alteração de pressão arterial na gravidez atual e na anterior; história familiar e pregressa de pré-eclâmpsia e eclâmpsia, entre a terceira e quarta gestações; conflitos emocionais e gestação múltipla. Conclusões: Constatou-se a presença de fatores de risco para a SHEG na amostra investigada, exceto a obesidade e a paternidade diversa; entre os dados obstétricos dessas mulheres, predominaram multigestação, primiparidade e abortamento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

















